Notícias

Painel Funesc debate ‘A Biblioteca Pública antes e depois da pandemia’

publicado: 17/07/2020 15h37, última modificação: 17/07/2020 15h37

A Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc) realiza, nesta terça-feira (21), a segunda edição do ‘Painel Funesc’, a partir das 19h. O tema em debate vai ser ‘A Biblioteca Pública antes e depois da pandemia’, com transmissão ao vivo via YouTube (youtube.com/funescpbgov). As debatedoras serão a professora Edilene Toscano, a bibliotecária Anelise Macedo e Tatiana Cavalcante (da Biblioteca Juarez da Gama Batista, da Funesc). A mediação será feita pela bibliotecária Cybelle Macedo (também da Funesc).

O ‘Painel Funesc’ estreou terça-feira passada, dia 14, quando o tema debatido foi ‘Dramaturgia do teatro paraibano com foco em Lourdes Ramalho ‘. Diógenes Maciel e Paulo Vieira foram os debatedores, com o ator e diretor Tony Silva como mediador. 

O debate desta terça-feira, dia 21, vai começar com uma explanação sobre as atividades que a Biblioteca da Funesc oferecia antes desse período de isolamento domiciliar, destacando os projetos oferecidos e a estrutura da Juarez da Gama Batista, maior biblioteca do Estado (com um acervo de 200 mil obras). Em seguida, a discussão vai abordar o ‘novo normal’.

Para a bibliotecária Cybelle Macedo, preocupações contínuas de distanciamento social significam que ainda levará um tempo até que as bibliotecas voltem a ser pontos de convergência para leituras e pesquisas presencialmente. “Todos os protocolos precisam ser respeitados e não será diferente com as bibliotecas”, comentou ela.

Tatiana Cavalcante - Bacharel em Biblioteconomia pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) desde 2002, Tatiana Cavalcante é especialista em Gestão Empresarial e de Pessoas pela Universidade Potiguar, desde 2004. Atualmente, é Gerente Executiva de Educação Cultural na Fundação Espaço Cultural da Paraíba - FUNESC. Coordenadora da Biblioteca Pública Juarez da Gama Batista, desde 2014. 

Cybelle Macedo - Com graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal da Paraíba (2003), Cybelle Macedo tem especialização em Gestão da Organização Pública pela Universidade Estadual da Paraíba (2012). Atualmente é bibliotecária da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), à disposição da Fundação Espaço Cultural da Paraíba (FUNESC), como coordenadora do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas da Paraíba. 

Edilene Toscano - Professora do Departamento Ciência da Informação da UFPB, Edilene Toscano é doutora em História e Filosofia da Ciência pela Universidade de Évora (Portugal). Atualmente, Edilene é Coordenadora do Curso de Graduação em Biblioteconomia da UFPB

Anelise Macedo – Com ampla experiência na área, Anelise Macedo é bibliotecária da Biblioteca Pública Aderbal Piragibe, da cidade de Cabedelo. Graduada em Biblioteconomia pela Universidade Federal da Paraíba (1993), Anelise Macedo Dantas de Melo é servidora efetiva da Prefeitura Municipal de Cabedelo desde 1991, sempre atuando na linha de frente das bibliotecas do município como Bibliotecária e Coordenadora. 

Realidade mundial - Na China, onde algumas bibliotecas começaram a abrir ao público, muitas práticas de segurança estão em vigor. Conforme Tatiana Cavalcante, as visitas em bibliotecas chinesas são limitadas a uma hora e os usuários não podem se sentar ou ler na biblioteca. 

Na Alemanha, ainda conforme Tatiana, as bibliotecas estão em processo de reabertura. “Algumas monitoram o número de usuários dentro da biblioteca e todos são incentivados a limitar suas visitas a apenas 20 minutos”, declarou a bibliotecária Tatiana Cavalcante.

Os procedimentos para o ‘novo normal’ em bibliotecas brasileiras ainda estão em processo de debate e construção. Mas apresenta-se como evidente que haverá o controle de acesso e também um controle de permanência de usuários, além de uma lista de medidas de segurança para evitar contaminação pelo Covid-19.