Paciente que se recupera da covid-19 se emociona com banho de sol no Hospital Regional de Patos

publicado: 05/07/2021 18h33, última modificação: 05/07/2021 18h33
Kairone Petrovino está internado há 51 dias no setor de isolamento Covid do Complexo.jpg
Kairone Petrovino agradeceu a equipe que cuida dele com esse gesto.jpg
A equipe do Complexo em um momento de acolhimento e humanização.jpg

Os serviços prestados pelo Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro (CHRDJC), de Patos, vão muito além dos medicamentos ministrados, dos insumos e equipamentos disponibilizados, da infraestrutura do hospital, e da técnica e profissionalismo de todos os funcionários. O acolhimento humanizado vem ajudando muito na recuperação de pacientes do setor Covid, onde ficam isolados e distantes de seus familiares. Neste domingo (04), uma ação evidenciou essa conduta, quando integrantes da equipe multiprofissional do isolamento levou o paciente Kairone Petrovino de Sousa Freitas, 36 anos, para ver o sol no jardim interno do setor. Essa foi a primeira vez que ele saiu do leito desde que foi internado, no dia 14 de maio passado.

O momento emocionou a todos porque, além de possibilitar que ele visse o sol pela primeira vez desde sua internação, Kairone pediu a equipe que cantasse a música “Eu Navegarei”, que para ele é muito familiar e acolhedora. Essa canção era cantada por sua mãe, Euci Hercília de Souza, que também foi internada na mesma época de Kairone no setor Covid do Complexo, mas, infelizmente, não resistiu e veio a óbito no dia 25 de maio. Ele ainda não sabe do falecimento da mãe.

Paciente da UTI Covid, onde permanece há 51 dias, Kairone precisou ser intubado e foi traqueostomizado há 34 dias. Ele desenvolveu a forma grave da doença, mas se recupera a cada dia. “Ele ainda está traqueostomizado e fazendo uso de suporte de oxigênio, mas melhora a cada dia, o que para todos nós significa uma vitória, dada a gravidade do quadro que ele apresentava e pela sua recuperação”, afirma a diretora clínica do Complexo, Dra. Jaquelline Andrade, lembrando que Kairone é uma pessoa com doença mental e que também, por isso, exigiu da equipe uma atenção diferenciada.

A cena de Kairone com a equipe no jardim do Complexo foi registrada em vídeo e emociona a quem vê.  Ainda na cadeira de rodas e visivelmente debilitado, Kairone cantou a música junto com a equipe em homenagem à mãe. E num gesto de pura delicadeza, após a gravação do vídeo, ele pegou uma flor e ofereceu à equipe que tão bem continua cuidando dele.