Notícias

Orquestra Sinfônica da Paraíba apresenta concerto didático para alunos de escolas municipais do Conde

publicado: 11/10/2024 16h18, última modificação: 11/10/2024 16h18
1 | 9
Fotos: Marcelo Máximo
2 | 9
3 | 9
4 | 9
5 | 9
6 | 9
7 | 9
8 | 9
9 | 9
concerto didático_10.10.24_marcelo máximo31.JPG
concerto didático_10.10.24_marcelo máximo5.JPG
concerto didático_10.10.24_marcelo máximo6.JPG
concerto didático_10.10.24_marcelo máximo14.JPG
concerto didático_10.10.24_marcelo máximo7.JPG
concerto didático_10.10.24_marcelo máximo17.JPG
concerto didático_10.10.24_marcelo máximo21.JPG
concerto didático_10.10.24_marcelo máximo33.JPG
concerto didático_10.10.24_marcelo máximo30.JPG

Aprender sobre a formação de uma orquestra sinfônica e conhecer cada um dos instrumentos foi a experiência que estudantes de seis escolas públicas do município do Conde tiveram na manhã dessa última quinta-feira (10) ao assistirem a um concerto didático da Orquestra Sinfônica da Paraíba. A apresentação especial da Semana da Criança aconteceu na Sala de Concertos Maestro José Siqueira, no Espaço Cultural, com regência do maestro titular da OSPB, Gustavo de Paco de Gea.

Os alunos do Ensino Fundamental das escolas municipais Professora Noêmia Alves de Souza, Professora Lina Rodrigues do Nascimento, Deputado José Mariz, Geni Rufino, Abelardo Alves e Manoel Paulino tiveram a oportunidade de conhecer  um repertório que incluiu o 1º movimento da “Serenata nº 13”, de Mozart; “Valsa das Flores”, de Tchaikowsky; “Terno de Pifes”, de Clóvis Pereira; “O Trenzinho do Caipira”, de Villa-Lobos, e “Boi Bumba (4º movimento da Suite Monette)”, do Maestro Duda.

Para o diretor executivo da Orquestra Sinfônica da Paraíba, Márcio Carvalho, esse projeto dos concertos didáticos é a devolução para a sociedade do que é investido na orquestra. “Relançar esse projeto, na Semana da Criança, oportuniza que sonhos sejam alimentados. Plantamos uma semente em prol da valorização da orquestra e da música de concerto. Os músicos que hoje fazem parte da OSPB um dia já estiveram do outro lado e certamente se viram naquele brilho dos olhares atentos”, destacou.

Alguns estudantes foram colocados no meio da orquestra, pelo maestro Gustavo de Paco, para terem a vivência de estar em uma orquestra. “Para nós é um privilégio muito grande podermos levar os nossos alunos para um concerto. Eles poderem ver de perto os instrumentos, os músicos, e poderem conhecer a música de fato, a música erudita, essa música que desperta sonhos e desejos”, disse o gestor da Escola Municipal Geni Rufino dos Santos, Lierbeson Sales.

“Quando terminou o concerto, muitos dos nossos alunos puderam ir até os instrumentistas, tocar, conversar, tirar suas dúvidas. Eles ficaram muito radiantes, muito satisfeitos e fizeram excelentes comentários positivos. A gente agradece a oportunidade porque não é todo dia que você consegue levar um aluno de uma escola pública para ver o concerto. Algo tão sublime, mas que os meninos nunca tinham tido esse contato antes”, observou.

Os jovens da Escola Municipal Professora Noêmia Alves de Souza também ficaram encantados com o concerto. “Os meninos que estavam do meu lado, tanto da minha escola, mas também das outras, estavam animados, reconhecendo alguns temas, quando estava apresentando cada um dos instrumentos. Eles ficavam encantados com aquilo e também com a possibilidade de descer e conhecer os músicos, o maestro, conversar um pouquinho”, contou o professor de Ciências da Escola Noêmia Alves de Souza, João Paulo de Lima Silva.

“Eu achei maravilhosa a iniciativa, porque quase nunca a gente tem acesso a isso. Principalmente para os meninos, porque muitos deles não têm acesso a esse tipo de conteúdo. Acho bacana popularizar isso e possibilitar que a gente possa entender um pouco mais de perto como é que funciona a orquestra. E é maravilhoso escutar música assim, se encantar, se emocionar”, comentou o professor.

“Quando a gente estava no ônibus, alguns alunos comentaram que já participaram do Prima, do projeto no Centro de Cultura e Arte do município. Então, já tinham esse contato com a música. E eu espero que isso continue e amplie para outras escolas. Interessante demais essa proposta”, finalizou.

A diretora adjunta da Escola Municipal José Mariz, Fátima da Silva Diniz, disse que os alunos adoraram o concerto. “A gente mora aqui no litoral sul, e muitos deles não têm acesso a certos espaços que oferecem a educação. Aí, quando nós somos convidados, eles gostam muito. É um mundo novo para eles. Os que foram para o palco, junto aos músicos, ficaram radiantes de felicidade, porque é uma vivência muito boa pra eles”, comentou.

“A escola viu uma grande oportunidade de levá-los. Foi um convite gratificante para nós, porque a escola não é só estar em sala de aula, mas fora também tem muito o que ensinar a eles. É uma vivência totalmente diferente. E para eles é muito bom, porque eles têm outras visões. E, enquanto escola, a gente ficou muito gratificada em poder receber esse convite. Que venham mais!”, comemorou.