Notícias

Opera Paraíba: Secretaria da Saúde apresenta programa ao Governo de Pernambuco

publicado: 05/05/2023 16h52, última modificação: 05/05/2023 16h52
1 | 4
2 | 4
3 | 4
4 | 4
WhatsApp Image 2023-05-05 at 16.28.56 (1).jpeg
WhatsApp Image 2023-05-05 at 16.28.56 (2).jpeg
WhatsApp Image 2023-05-05 at 16.28.56 (3).jpeg
WhatsApp Image 2023-05-05 at 16.28.56.jpeg

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) recebeu, nesta sexta-feira (5), a visita da equipe da Secretaria de Saúde de Pernambuco, que veio conhecer o programa Opera Paraíba mais de perto, desde sua concepção até sua execução. A ocasião também foi oportuna para apresentar o programa Coração Paraibano para a comitiva. A equipe ainda realizou uma visita técnica ao Hospital de Trauma de João Pessoa, que é um dos executores do Opera Paraíba na 1ª Macrorregião de Saúde.

O secretário executivo de Gestão de Rede de Unidades de Saúde, Ari Reis, apresentou as informações do programa, desde a concepção até a adesão dos municípios, passando pelo processo de contratação das empresas e pelo desenvolvimento do Regnutes, software desenvolvido pela UEPB que operacionaliza o cadastramento e organiza a fila para realização dos procedimentos. “Pernambuco é mais um estado interessado em conhecer o Opera Paraíba. Hoje, mostramos todo funcionamento do programa e os caminhos que possibilitaram a realização dos procedimentos que estavam na fila de espera e, o mais importante, a manutenção desse serviço que continua beneficiando paraibanos com cirurgias eletivas em todos os 223 municípios do nosso estado”, comentou. Somente em 2023, o programa já realizou mais de 13 mil procedimentos eletivos.

A secretária executiva de Regulação em Saúde de Pernambuco, Domany Cavalcanti, evidenciou as soluções encontradas na Paraíba para dar celeridade à realização de cirurgias eletivas. “O programa é referência nacional e viemos aprender com a experiência da Paraíba para levar todo esse conhecimento para o programa que temos lá em Pernambuco, o Cuida PE. Estamos voltando para casa com a cabeça cheia de ideias, na certeza de que temos muitas informações para trocar e poder atender melhor a população”, observou.

O intercâmbio de conhecimentos entre a Secretaria de Saúde e outros estados tem sido recorrente desde primeira reunião do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), em Brasília, quando foram expostos os resultados exitosos do Opera Paraíba. Desde então, o estado tem multiplicado a receita do programa, que já possibilitou a realização de mais de 46 mil procedimentos eletivos desde outubro de 2019, quando foi implantado. No início do mês de março, a equipe da Secretaria de Saúde de Sergipe esteve na capital paraibana para conhecer o programa e Pernambuco enviou representantes para o mesmo fim. Estados de outras regiões do país, como Goiás e Mato Grosso, também demonstraram interesse.

A comitiva de Pernambuco, composta por Domany Cavalcanti; Noemy Alencar, diretora-geral de Fluxos Assistenciais; Fabiana Manso de Melo, Gerente de Regulação Ambulatorial; e por Simonelly Vilela, da gerência de Regulação de Cirurgias Eletivas, foi recepcionada pelo secretário de Estado da Saúde da Paraíba, Jhony Bezerra; pela secretária executiva de Saúde, Renata Nóbrega, e pelo secretário executivo de Gestão da Rede das Unidades de Saúde da Paraíba, Ari Reis.

Durante a visita ao Hospital de Trauma de João Pessoa, a equipe conheceu todo funcionamento da unidade e as enfermarias onde permanecem os pacientes que adentram ao hospital para serem submetidos a procedimentos cirúrgicos pelo programa Opera Paraíba. A visita possibilitou, além da troca de experiências, a possibilidade de a Paraíba conhecer também a organização de alguns fluxos que foram implantados na saúde de Pernambuco.