Opera Paraíba realiza mais de 700 cirurgias oftalmológicas em Patos

20240531_094759.jpg
20240531_094821.jpg
20240531_095152.jpg

O Opera Paraíba está realizando mais de 700 cirurgias oftalmológicas no Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro, em Patos. A iniciativa do programa do Governo da Paraíba, que visa reduzir as filas de espera por cirurgias eletivas e interiorizar procedimentos cirúrgicos, começou nessa quinta-feira (30) e se estenderá até domingo (2). Estão previstas 510 cirurgias de catarata e 270 de pterígio.

As cirurgias de catarata e pterígio são procedimentos oftalmológicos comuns e de grande impacto na qualidade de vida dos pacientes. A cirurgia de catarata envolve a remoção do cristalino opaco do olho, que é substituído por uma lente artificial, restaurando a visão. Já a cirurgia de pterígio remove um crescimento benigno da conjuntiva, que pode causar desconforto e afetar a visão se não tratado.

O diretor técnico do hospital, Pedro Augusto, comentou sobre a operação: "Começamos ontem, na quinta-feira, e vamos estender até o domingo. Será um grande número de pessoas beneficiadas com esse programa da Secretaria de Saúde. A interiorização do Opera Paraíba visa diminuir a migração dos pacientes para João Pessoa e Campina Grande, e ser resolutivo nas cidades bases como Patos. Isso facilita muito o acesso dos pacientes aos serviços, evitando o deslocamento para a capital, o que é especialmente relevante para os usuários dessas regiões".

Adão Germano dos Santos Neto, 31 anos, morador de Patos, trabalha com psicologia e na área educacional, explicou que sua rotina estava bastante prejudicada devido ao desconforto nos olhos, que sempre estavam irritados e causando dores. "Sempre me incomodava bastante, o olho sempre muito irritado, dores e bastante desconforto. Isso já estava implicando na minha rotina de trabalho", afirmou Adão.

Ele acrescentou que precisou reduzir sua carga de trabalho e agora espera uma melhora significativa após a cirurgia. "Essa cirurgia abre o campo de acessibilidade para muitas pessoas que há tempos esperavam por ela, assim como eu. Consegui fazer aqui na minha terra, em Patos. Desde a porta de entrada até o atendimento médico, o serviço foi muito humanizado, com muito cuidado e atenção. Isso nos deixa seguros e faz todo o diferencial na hora da cirurgia. Agora, vou voltar a fazer todas as minhas atividades de trabalho que preciso. Já é uma rotina bem corrida, mas quero ter mais qualidade de vida no meu trabalho e, com certeza, aproveitar mais tempo com a família."

Daniel Freitas Cruz, de 30 anos, vendedor em Patos e um dos beneficiados pelo programa, ressaltou a importância do Opera Paraíba. Segundo ele, fazer a cirurgia de pterígio é uma opção melhor do que comprar óculos, já que a cirurgia pode reduzir o grau necessário para a correção da visão. "O Opera Paraíba vem trazendo cirurgias para perto da população. Muita gente não tem condições de fazer uma cirurgia particular e acaba desistindo. Eu, por exemplo, precisei procurar e fui contemplado, o que é muito importante para quem não pode pagar. Agora, se eu precisar fazer a outra cirurgia no outro olho, posso fazer aqui mesmo na cidade."

O programa tem beneficiado idosos como o sr. Rubens Dantas, de 86 anos, morador de Teixeira, e dona Luzia Nunes Magalhães, de 83 anos, moradora de Patos que sofrem com o problema de catarata. Ambos compartilham a alegria de voltar a enxergar melhor e garantir mais qualidade de vida aproveitando mais as pequenas alegrias como a leitura e os cuidados com a casa. “Eu pretendo voltar a ler, principalmente a bíblia, que tem a letra pequena”, revelou Rubens Dantas. “Com a minha vista recuperada, eu pretendo cuidar melhor da minha casa, varrer, organizar tudo como eu gosto”, contou dona Luiza.

Com essa ação, o Opera Paraíba reafirma seu compromisso em levar saúde de qualidade e acessível a todas as regiões do estado, beneficiando diretamente a população e melhorando a infraestrutura de saúde no interior.

Desde sua criação em 2019, o Opera Paraíba já atendeu mais de 100 mil paraibanos com cirurgias de média e alta complexidade em todas as regiões do Estado. Os pacientes interessados podem se cadastrar pelas secretarias municipais ou pelo site do programa (operaparaiba.pb.gov.br), preenchendo os dados pessoais, comprovante de residência e anexando exames e laudos médicos.