Notícias

Opera Paraíba realiza 830 cirurgias neste fim de semana no Estado

publicado: 28/05/2022 17h10, última modificação: 28/05/2022 17h10
1 | 3
2 | 3
3 | 3
WhatsApp Image 2022-05-28 at 16.51.11.jpeg
WhatsApp Image 2022-05-28 at 16.51.10-2.jpeg
WhatsApp Image 2022-05-28 at 16.51.10.jpeg

A caravana do programa Opera Paraíba passou essa semana pelas cidades de Itabaiana, Pombal, Itaporanga, Cajazeiras, Patos, Guarabira, Belém e Princesa Isabel. Além da ação itinerante, o programa segue de forma permanente no Hospital de Clínicas, em Campina Grande, e Hospital Edson Ramalho, em João Pessoa. Em todas essas cidades, a iniciativa do Governo do Estado soma a realização de 830 cirurgias, e ainda a oferta de exames para a saúde da mulher.

“Esse é o resultado da gestão que decidiu fazer a saúde pública no nosso Estado funcionar com eficiência e qualidade. Saber que o programa está presente em todas as regiões, mostra o nosso compromisso com o bem-estar dos paraibanos,” destaca a secretaria de Saúde, Renata Nóbrega.

Do total de intervenções registradas, 555 foram de catarata. Os procedimentos aconteceram nas cidades de Itabaiana e Belém. Para a aposentada Maria José da Silva, graças ao programa ela vai poder voltar a fazer as atividades do dia a dia. “Quando eu me recuperar, vou poder colocar linha na agulha, costurar, ler. Nada disso eu podia fazer mais, por conta da vista embaçada,” conta.

Junto com as cirurgias, o Opera Paraíba também realizou um mutirão de consultas e exames de imagem para diagnóstico precoce do câncer de mama. Foram feitas mamografias e ultrassonografias mamárias e abdominal. A comerciante Ana Fernandes, da cidade de Pombal, conta que a última vez que realizou exame de mamografia foi há 10 anos. “Esse é um exame caro e pelo SUS é muito difícil de conseguir. Depois de 10 anos vou conseguir fazer e cuidar melhor da minha saúde, estou muito feliz com esse programa aqui em Pombal,” explica. 

Desde o seu lançamento, o programa já realizou mais de 20 mil cirurgias, e só em 2022 mais de 7 mil pessoas saíram da lista de cirurgias eletivas. A meta é que o Opera Paraíba termine o ano com 20 mil procedimentos, como explica o secretário executivo de saúde, Jhony Bezerra. “Queremos realizar mais 13 mil cirurgias até o final do ano, e para isso estamos facilitando o acesso das pessoas ao programa. Cada vez mais, estamos presentes em todas as regiões do Estado para que nenhum paraibano fique desassistido,” reforçou.