Notícias

Opera Paraíba nos Bairros se junta ao Opera João Pessoa e realiza atendimentos em Mangabeira

publicado: 09/07/2022 13h13, última modificação: 09/07/2022 13h13
1 | 4
2 | 4
3 | 4
4 | 4
opera pb (5).jpeg
opera pb (7).jpeg
opera pb (9).jpeg
opera pb (1).jpeg

O Programa Opera Paraíba nos Bairros realiza, neste sábado (9) e domingo (10), ações de saúde no bairro de Mangabeira, em João Pessoa. O trabalho está acontecendo em parceria com o programa Opera João Pessoa, da Secretaria Municipal de Saúde, e pretende atender mais de duas mil pessoas no final de semana. 

A caravana de serviços vai se estender durante todos os finais de semana do mês de julho, prestando assistência, inicialmente, aos bairros onde existem maiores demandas de atendimento. Estão sendo oferecidas consultas nas especialidades de cardiologia, ortopedia, cirurgia geral, oftalmologia e vascular, e ainda exames de mamografia, ultrassonografia, raios-x, ecocardiograma, eletrocardiograma e exames laboratoriais.

O diretor-geral do Hospital Estadual de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena, em João Pessoa, um dos hospitais participantes do programa, Laecio Bragante, explicou que o objetivo da caravana nos bairros é zerar a fila de cirurgias eletivas e levar atendimento de qualidade a toda população. “O Opera Paraíba não é um mutirão, é um projeto que vai continuar atendendo a população, de forma que novas filas não vão se formar”, explicou.

A dona de casa Elizete Laurentino, 57 anos, foi uma das primeiras a chegar no Centro de Educação Integrada de Mangabeira para solicitar uma cirurgia no ombro. “Já tenho indicação cirúrgica há muito tempo, por isso, quando soube que poderia falar com um médico especialista e já receber meu encaminhamento, fiquei muito ansiosa e quis ser uma das primeiras a chegar. Estou muito satisfeita e feliz, pois já passei pelo médico e em breve vou fazer meu procedimento”, frisou.

O médico oftalmologista Eduardo Henrique ressaltou que, mesmo os pacientes que não necessitam de cirurgias oftalmológicas, estão recebendo atendimento no consultório móvel. “A triagem dos pacientes está sendo realizada pelos profissionais especialistas, então quem precisa de exame de vista será consultado e já vai sair com a receita em mãos. Os que precisam de cirurgias de catarata e pterígio já saem com tudo agendado. Nosso objetivo é realizar em torno de 100 procedimentos durante a semana, todos realizados no novo centro cirúrgico do Hospital de Trauma”, destacou.

Nos próximos finais de semana de julho, a caravana vai, respectivamente, aos bairros de Cruz das Armas, Costa e Silva e Valentina de Figueiredo. Para serem atendidos, os interessados precisam apresentar um documento oficial com foto e cartão do SUS.

A caravana de serviços de saúde nos bairros já realizou mais de 10 mil atendimentos em Campina Grande, onde passou pelos bairros do Aluísio Campos José Pinheiro, Malvinas, Pedregal e os distritos de Galante e São José da Mata.

Desde o início, o programa Opera Paraíba já realizou mais de 24 mil cirurgias, sendo cerca de 10 mil só em 2022.