Opera Paraíba: Hospital Geral de Mamanguape realiza 107 cirurgias eletivas no primeiro trimestre de 2023

publicado: 30/03/2023 16h42, última modificação: 30/03/2023 16h42

O Hospital Geral de Mamanguape (HGM) finaliza o primeiro trimestre de 2023 com a realização de 107 cirurgias eletivas pelo Programa Opera Paraíba – a maioria dos procedimentos aconteceu no mês de março. A unidade oferece cirurgias gerais e ginecológicas, como histerectomia. O HGM contempla os municípios da 14ª Região de Saúde da Paraíba e Jacaraú foi a localidade que teve mais pacientes beneficiados no trimestre, com 35 cirurgias realizadas no período.

O paciente Erivelton Andre Euleterio, residente do município de Itapororoca, foi submetido ao procedimento de remoção da vesícula biliar no Hospital Geral de Mamanguape, por meio do Opera Paraíba. Para ele, o programa é uma grande conquista para os paraibanos. “Considero o Opera Paraíba um sucesso e sou muito grato por ter sido uma das pessoas beneficiadas. Fui muito bem atendido pela equipe e faço questão de deixar esse agradecimento registrado”, garante.

O secretário de estado da Saúde, Jhony Bezerra, explica que a rede paraibana de unidades hospitalares tem garantido suporte para a população de todos os municípios por meio de ações direcionadas que melhoram a assistência em todas as regiões de saúde da Paraíba. “O Hospital Geral de Mamanguape atende a população de 11 municípios e, para atender essa demanda, em 2021 foram ativados leitos de enfermaria cirúrgica para abranger essa demanda do Opera Paraíba. Essa ampliação representa a dignificação desse atendimento, a melhoria de qualidade e o fortalecimento dos serviços que oferecemos aos cidadãos”.

Desde o início, em outubro de 2019, o Opera Paraíba já realizou mais de 35 mil cirurgias, abrangendo especialidades como cirurgias gerais, ginecológicas, urológicas, oftalmológicas, ortopédicas, vascular e recentemente incluiu as cirurgias de cabeça e pescoço no rol de procedimentos ofertados.