Notícias

Ônibus Lilás da Patrulha Maria da Penha atende mulheres em Lucena

publicado: 16/10/2019 17h24, última modificação: 16/10/2019 17h30
1 | 3
2 | 3
3 | 3
policia patrulha maria da penha em acao com onibus lilas em lucena (2).jpg
policia patrulha maria da penha em acao com onibus lilas em lucena (3).jpg
policia patrulha maria da penha em acao com onibus lilas em lucena (4).jpg

A ação itinerante da Patrulha Maria da Penha esteve, nesta quarta-feira (16), no Assentamento do Oiteiro, no município de Lucena, para divulgação e atendimento preventivo às mulheres em situação de violência, com a utilização do Ônibus Lilás, unidade móvel de enfrentamento da violência contra mulher no campo. A Patrulha Maria da Penha é um serviço que monitora as mulheres vítimas de violência doméstica que solicitaram medidas protetivas no Estado. O projeto do Governo do Estado é coordenado pela Secretaria da Mulher e da Diversidade Humana e realizado em parceria com a Secretaria de Segurança e Defesa Social, Polícia Militar, Polícia Civil e Tribunal de Justiça da Paraíba.

A secretária executiva da Semdh, Lídia Moura; a coordenadora da PMP, Mônica Brandão; capitã Dayana, comandante da Patrulha no âmbito da Polícia Militar, juíza Graziela Queiroga; a coordenadora da Mulher de Lucena, Isabel Vasconcellos; e Leandra Cardoso, gerente operacional de Políticas Intersetoriais da Semdh, estiveram presentes durante a ação. O “Ônibus Lilás” é um ônibus adaptado e equipado com sala de atendimento e toda estrutura necessária para acolhimento das mulheres.

No ônibus, a equipe multiprofissional faz o acolhimento e orientação das mulheres e articula os casos referentes às diversas situações de violência, seja física, sexual, psicológica, moral ou patrimonial para a rede de serviços de atendimento. Até agora, a Patrulha Maria da Penha já contabiliza 1684 atividades e mais de 600 atendimentos em 60 dias de funcionamento. A Paraíba recebeu os ônibus em 2013, quando assinou o Pacto Nacional pelo Enfrentamento à Violência contra as Mulheres, e agora está agregando um dos equipamentos para uso também da Patrulha Maria da Penha.

“A utilização do ônibus ajuda alcançar as mulheres na zona rural e no enfrentamento à violência doméstica e sexual. Em Lucena, também fizemos atendimentos para mulheres com medidas protetivas. Vale salientar que para tentar reduzir o índice de criminalidade é preciso trabalhar com prevenção e ações educativas. O ônibus vai percorrer as cidades e os profissionais vão desenvolver as ações e acolher as mulheres. Vamos para as comunidades, com intuito de fazer o diálogo e ouvir as mulheres”, afirma a secretária executiva Lídia Moura.