Notícias
Obras na FCJA prosseguem com espaços abertos para visitação
A Fundação Casa de José Américo, em João Pessoa, segue com as obras de revitalização, mas a visitação prossegue normalmente da segunda-feira a domingo, das 9h às 16h. Muitos são os atrativos da instituição para receber os visitantes. O principal é a exposição "José Américo em trânsito", instalada no hall, com relíquias e aspectos da vida e obra do patrono.
Iniciados em abril, os serviços de revitalização do Museu Casa e paisagismo de toda área da Fundação tem investimento de R$ 818.891,16, com recursos do Governo do Estado, com obra licitadas pela Suplan, que também faz o acompanhamento da execução dos serviços. A execução está a cargo da Construtora INSTEC - Instalações Técnicas Ltda.
Conforme informou o arquiteto Gilberto Guedes, o Museu Casa recebe os principais serviços, que são: revitalização de todo madeiramento da coberta, incluindo também o telhamento em cerâmica canal e calhas de águas pluviais; pintura completa interna e externa; reaplicação de verniz nos assoalhos de madeira e limpeza e polimento nos pisos de granilite.
Nas demais áreas da Fundação, recebem melhoramentos os setores do Bloco Administrativo, Mausoléu e do Arquivo dos Governadores, revitalização do Paisagismo, incluindo replantio de espécies, instalação de Sistema de Irrigação automatizado e nova Iluminação externa geral.
Atrativos - O visitante, ao adentrar o ambiente, é recepcionado por uma escultura do tamanho real de José Américo, com o fardão da Academia Brasileira de Letras, produzida pelo artista plástico Álvaro Neves, em papel machê, resina e outros materiais. Tem as cadeiras do terraço, onde ele recebia amigos, intelectuais, políticos e jornalistas.
A escrivaninha expõe a máquina de datilografia da época e o troféu Juca Pato, enquanto o espaço reservado ao dormitório, que além das camas, exibe a rede, onde José Américo repousava e lia, bem como os chinelos. Ainda na exposição, se pode conferir expositores com diversas obras, bem como objetos, retirados da exposição museal, com as peças mais representativas do acervo, cuja montagem apresenta uma visão geral da vida de José Américo.
No local, o visitante dispõe da oportunidade de adquirir livros de José Américo de Almeida e alguns escritores paraibanos. Às sextas-feiras, das 8h às 14h, prossegue a Feira de Aromas, com uma variedade de produtos hortifrutigranjeiros, artesanatos, músicas ao vivo, com trio de forró.
Por fim, o Memorial da Democracia oferece a exposição Vozes, Vetos e Votos, que destaca os processos de luta pelo direito ao voto e representatividade dos comandos populares.