Obras de restauração na nave da igreja matriz do município de Areia serão concluídas em julho

publicado: 05/06/2024 12h18, última modificação: 05/06/2024 12h18
Fotos: Pascom.Areia/Instagram
WhatsApp Image 2024-06-05 at 11.59.14 (1).jpeg
WhatsApp Image 2024-06-05 at 11.59.15.jpeg
WhatsApp Image 2024-06-05 at 11.59.14 (2).jpeg
WhatsApp Image 2024-06-05 at 11.59.14.jpeg

A restauração da nave da Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição, no município de Areia, erguida nos primeiros anos do século XVIII, está acelerada e a conclusão está prevista para o próximo mês. O trabalho, que conta com a participação de equipe técnica do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado da Paraíba (Iphaep), foi iniciado em dezembro do ano passado e inclui cobertura nos serviços técnicos especializados de arquitetura e engenharia, restauração e conservação da pintura artística.

A pintura artística da nave principal, que está sendo restaurada, foi inaugurada no ano de 1959 e 65 anos depois está sendo recuperada. Na ocasião, o então governador Pedro Gondim contratou um casal de pintores da Hungria e África do Sul, para executarem o serviço.

A nave (forro central) é formada por três painéis ocupando uma área de 130 metros quadrados. O primeiro quadro representa a ‘Assunção’, o segundo a ‘Glorificação da Virgem’ e o terceiro lembra a ‘Medianeira’.

A Igreja secular é tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e pelo Iphaep por se encontrar no centro histórico delimitado como área de proteção pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico da Paraíba.

Segundo a diretora executiva do Iphaep, Tania Queiroga, esse é um trabalho de extrema importância. “Entendemos que uma obra de arte volta a viver quando é restaurada e isso é de grande riqueza para o patrimônio histórico e artístico da Paraíba”, afirmou Tania.

Restauração - O trabalho está sendo realizado pelos restauradores Gláucio Figueirêdo (coordenador), Joseilton da Silva (técnico em restauração), Piedade Farias (restauradora), ex-aluno da Oficina-Escola (Thiago Júlio de Oliveira) e mais 10 alunos aprendizes de Restauração de Bens Culturais Móveis e Integrados. A Civil Construtora é responsável pela restauração das cenas pictóricas que revestem toda a coberta da nave.

Para Piedade Farias, restauradora cedida pelo Iphaep para realização dos serviços, “restaurar uma obra de arte é um desafio, sobretudo quando se encontra em péssimo estado de conservação”, disse, enfatizando que “se fez necessário uma transposição de suporte em 70% da obra”.

O mais desafiador neste trabalho, segundo Piedade, foi capacitar uma equipe de jovens ao mesmo tempo em que se restaura uma obra histórica, incluindo-os. Ela lembrou que a primeira equipe de restauração nasceu em 1984, na obra para recuperação do convento e Igreja franciscana na capital paraibana.

Quarenta anos depois, nasce no brejo paraibano, pelas mãos e capacitação de parte da primeira equipe, 10 alunos aprendizes que ensaiam os seus primeiros passos no ofício da restauração. “Certamente a equipe recém-nascida dará prosseguimento ao exercício ininterrupto da restauração, fazendo renascer e reverberar na Paraíba o nosso ofício de restaurador”, comentou Piedade.

A restauradora destaca ainda que o objetivo central desse trabalho é a salvaguarda do forro da Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição, sob os cuidados da Construtora Civil Industrial Ltda, que venceu a licitação aberta pelo Iphan. Estão sendo investidos R$ 797.212,33, recursos oriundos do Iphan.