O Empreender e as Cidades: Vice-governadora participa de evento com gestores paraibanos

publicado: 20/02/2019 11h35, última modificação: 20/02/2019 11h37
 PORTAL 20_02_19 Vice-governadora participa do evento Empreender, no Teatro Paulo Pontes (7).jpg

- Foto: Secom-PB

A vice-governadora da Paraíba, Lígia Feliciano, acompanhada da secretária Executiva de Empreendedorismo, Amanda Rodrigues, participou, nessa terça-feira (19), no Teatro Paulo Pontes, em João Pessoa, do evento “O Empreender e as Cidades” do programa Empreender Paraíba.

O evento consiste em firmar parcerias e buscar fortalecimento com os municípios de toda a Paraíba com a finalidade de implantar ações para melhorias no novo ciclo do programa Empreender que se inicia. Desta forma, prefeitos e prefeitas de todo o Estado estiveram presentes com o objetivo de alinhar as expectativas, bem como as métricas utilizadas pelo programa, para que todos os municípios estejam em sintonia.

Durante a programação do evento, palestras foram realizadas para sensibilizar os prefeitos e prefeitas sobre os principais resultados obtidos nos últimos anos no programa, além de projeções para ações a serem implementadas, desde práticas que já são utilizadas, até melhorias necessárias.

Pela manhã, a gerente de capacitação, Telma Virgínia, realizou uma palestra para os técnicos dos municípios a fim de ampliar as parcerias e colocá-las em prática. “Foi um momento muito importante onde os técnicos puderam entender como funciona essa parceria, além do papel a ser desempenhado pelo mesmo. Com isso, teremos um atendimento muito mais assertivo onde será extremamente importante, principalmente para os nossos clientes, mas também beneficiando a economia dos municípios e revertendo na economia do Estado”, destacou Telma Virgínia.

No turno da tarde, a secretária Executiva, Amanda Rodrigues, ressaltou a contribuição do programa Empreender para a geração de emprego e renda no Estado e realçou a importância das parcerias com os municípios. “Estamos buscando esclarecer a importância da identificação dos arranjos produtivos locais. Os agentes municipais conhecem a sua região e as potencialidades de cada cidade. Desta forma, buscamos o intercâmbio de matéria-prima de um município com o outro. A partir do momento em que a gente conseguir conectar esses arranjos produtivos não só do município, mas na região, conseguiremos desenvolver ainda mais economicamente o Estado da Paraíba”, disse Amanda.

Em seguida, uma mesa redonda foi realizada com os prefeitos dos municípios de Cabaceiras, Conde, São Bento e Rio Tinto. Na ocasião, foram discutidas propostas de fortalecimento e integração, além de experiências compartilhadas pelos prefeitos de ações e atividades do Empreender em seus municípios. O prefeito de São Bento, Jarques Lúcio, mencionou os resultados positivos da parceria do município com o Empreender, através da junção das feiras Expo Têxtil e FENEMP, realizada em 2017. “Juntamos força da Prefeitura com o Governo do Estado através do Empreender Paraíba. Foi um momento que marcou São Bento e região, através de um grande passo do Empreender. Circularam pela cidade mais de 120 mil pessoas e a partir disso foi iniciada a renovação do pensamento de empreendedorismo, de acreditar no pequeno empresário”, lembrou.

A vice-governadora, Lígia Feliciano, encerrou o evento ressaltando as diversas linhas de crédito do Programa que já transformaram a vida de muitos paraibanos.

“O Empreender Paraíba faz com que vários setores tenham incentivo. Na linha Empreender Mulher, eu sou testemunha de muitas mulheres que tiveram sua independência econômica através do programa. Para a juventude, nós sabemos que de acordo com pesquisas, três a cada cinco jovens desejam empreender na vida. Então essa é a oportunidade de começarem a vida empreendendo, também na cultura empreendedora. Esse evento, onde todos os prefeitos e prefeitas da Paraíba foram convidados, é muito importante”, finalizou a vice-governadora.