Notícias

No Teatro Santa Roza: espetáculo Ebulição é atração do Projeto Interatos

publicado: 29/10/2019 10h31, última modificação: 29/10/2019 10h39
1 | 4
JANEIRO DE GRANDES ESPETÁCULOS 2018. ESPETÁCULO: EBULIÇÃO. TEATRO HERMILO BORBA FILHO, RECIFE-PE. 16/01/2018
2 | 4
3 | 4
JANEIRO DE GRANDES ESPETÁCULOS 2018. ESPETÁCULO: EBULIÇÃO. TEATRO HERMILO BORBA FILHO, RECIFE-PE. 16/01/2018
4 | 4
JANEIRO DE GRANDES ESPETÁCULOS 2018. ESPETÁCULO: EBULIÇÃO. TEATRO HERMILO BORBA FILHO, RECIFE-PE. 16/01/2018
07.JPG
Ebulicao_JGE_2018_foto_JuBrainer -14.jpg
08.JPG
03.JPG

A Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc) realiza, na próxima sexta-feira (1º), às 19h, mais uma edição do Projeto Interatos. A programação prevê a apresentação do espetáculo de dança ‘Ebulição’, com Valéria Vicente (PE/PB), no Teatro Santa Roza, no Centro de João Pessoa. A classificação indicativa é livre e a entrada é gratuita.

A partir da ativação de uma frequência somática - que permite a realização de tremores involuntários - a performer propõe uma imersão sensorial e cinestésica que esgarça os limites entre performer e público. Valéria Vicente é professora do Departamento de Artes Cênicas da UFPB e atua desde os anos 2000 na cena de dança contemporânea.

Já a pesquisa com frevo teve início em 2005, após sua saída do elenco do Grupo Experimental. À procura de uma movimentação própria do corpo, a artista encontrou no frevo memórias, técnica e muitas questões que alimentaram pesquisas criativas, históricas, educacionais e cinesiológicas.

 Os espetáculos ‘Fervo’ (2006), ‘Pequena subversão’ (2007), ‘Frevo de casa’ (2011), ‘Reflexão’ (2015) e ‘Re/in-flexão’ (2017) foram motores ou resultados dessas pesquisas. Assim como os livros ‘Entre a ponta de pé e o calcanhar’ (2009), ‘Frevo para aprender e ensinar’ (2015) e o DVD ‘Trançados musculares: saúde corporal e ensino do frevo’.

Para desenvolver o solo a partir dos tremores corporais, Valéria contou com dois suportes fundamentais, um no Brasil e outro em Londres. No Brasil, a abordagem corporal chamada Movimento Autêntico permitiu uma consciência do próprio movimento. No Brasil, a principal difusora dessa abordagem é a carioca Soraya Jorge, que anualmente oferece cursos e consultas no Recife (PE) e se tornou uma das colaboradoras da pesquisa. 

O outro ponto de apoio foi o intercâmbio na Middlesex University. Com apoio do Programa Erasmus Interchange, durante os meses de maio a agosto de 2017, e orientação da professora Vida Midgelow, a artista desenvolveu a estrutura do solo, apresentando ensaios abertos na programação daquela universidade.

“Tanto eu quanto minhas orientadoras - em Londres e em Salvador - ficamos surpresas com o fato de um trabalho de 40 minutos que é peça central da minha tese ser desenvolvido a partir da investigação dos tremores. Mas por fim, reconhecemos que aquele investimento havia gerado algo especial e digno de ser compartilhado artisticamente”.

De volta ao Brasil, Valéria convidou o coreógrafo e performer Kiran para dividir a direção geral do trabalho, que conta com trilha e performance ao vivo do músico Caio Lima. Além disso, espetáculo conta com figurino de Maria Agrelli e iluminação de Natalie Revoredo. ‘Ebulição’ e ‘Re/in-flexão’ integram a tese de doutorado defendida no Programa de pós-graduação em Artes Cênicas da UFBA, sob orientação de Daniela Amoroso.

Parcerias e patrocínio - A Fundação Espaço Cultural da Paraíba, realiza mensalmente o projeto Interatos, com o patrocínio do Ministério da Cidadania/ Secretaria Especial da Cultura e Bradesco, colocando o estado no roteiro das principais produções de teatro, dança e circo do país. O evento conta, ainda, com apoio da PBGás e Hotel Ambassador e tem parceria com o Grupo de Teatro Lavoura.

Interatos - Realizado pela Fundação Espaço Cultural da Paraíba, o ‘Interatos – Mostra e Formação Permanente de Dança’ promove mensalmente apresentações e atividades formativas (oficinas, cursos, debates, rodas de conversa, seminários) com artistas paraibanos, nacionais e internacionais.

Sob a gerência de Ângela Navarro, o setor de Dança tem programação regular nos equipamentos da Fundação Espaço Cultural José Lins do Rego (Funesc), complexo cultural com uma das maiores áreas construídas na América Latina, lugar central e seguro que possui entre seus equipamentos uma escola de dança, com cerca de 500 alunos.

Já a parte de Teatro tem coordenação de Suzy Lopes e mantém um curso anual de formação, além de oficinas e montagens teatrais. A gerência de circo tem à frente Josemberg Pereira e conta com a Escola Livre de Circo Djalma Buranhêm, onde são realizados cursos de formação regulares e atividades lúdico-educativas para jovens, adultos, crianças e bebês.

 

Ficha técnica:

Concepção e performance: Valéria Vicente

Direção: Valéria Vicente & Giorrdani Gorki (Kiran)

Trilha musical e músico ao vivo: Caio Lima

Figurino: Maria Agrelli

Iluminação: Natalie Revoredo

Colaboradores: Clara Trigo, Daniela Amoroso, Liana Gesteira, Ferreirinha, João Tragtenberg, Soraia Jorge e Vida Midgelow.

Produção: Hudson Walmir e Afonso Oliveira

Serviço:

Espetáculo de dança ‘Ebulição’, com Valéria Vicente

Dia 01/11, às 19h

Teatro Santa Roza, em João Pessoa

Classificação indicativa: Livre

Entrada: gratuita

Realização: Funesc