Notícias

No Sertão: Governo realiza I Copinha das Escolinhas dos CSUs

publicado: 14/12/2019 15h09, última modificação: 14/12/2019 15h09
1 | 9
Fotos: Alberto Machado
2 | 9
3 | 9
4 | 9
5 | 9
6 | 9
7 | 9
8 | 9
9 | 9
14-12-19 Copinha de Integração do Sertão  e Confraternização Foto-Alberto Machado  (11).JPG
14-12-19 Copinha de Integração do Sertão  e Confraternização Foto-Alberto Machado  (1).JPG
14-12-19 Copinha de Integração do Sertão  e Confraternização Foto-Alberto Machado  (3).JPG
14-12-19 Copinha de Integração do Sertão  e Confraternização Foto-Alberto Machado  (4).JPG
14-12-19 Copinha de Integração do Sertão  e Confraternização Foto-Alberto Machado  (5).JPG
14-12-19 Copinha de Integração do Sertão  e Confraternização Foto-Alberto Machado  (6).JPG
14-12-19 Copinha de Integração do Sertão  e Confraternização Foto-Alberto Machado  (9).JPG
14-12-19 Copinha de Integração do Sertão  e Confraternização Foto-Alberto Machado  (10).JPG
14-12-19 Copinha de Integração do Sertão  e Confraternização Foto-Alberto Machado  (12).JPG

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano (Sedh), realiza neste fim de semana, na cidade de Cajazeiras, a I Copinha das Escolinhas de Futebol dos Centros Sociais Urbanos (CSUs) do Sertão. O evento, coordenado pela Gerência Executiva de Proteção Social Básica da Sedh, reúne atletas nas categorias: Sub-11, Sub-13 e Sub-15, divididos em oito equipes, - sendo duas dos CSUs e outras seis convidadas.

Também estão sendo disputadas partidas da 1ª Copa de Futebol Amador do CSU, iniciada no último mês de novembro, que reúne 18 equipes do município de Cajazeiras e distritos vizinhos. Na programação elaborada pela Sedh, acontece a confraternização dos idosos residentes no Condomínio Cidade Madura e dos Grupos de Convivência do Centro Social Urbano (CSU), da cidade de Cajazeiras.  

O evento foi aberto com o desfile das equipes participantes, animadas pela Banda Marcial Cristiano Cartaxo. Na sequência o senhor André Ferreira de Oliveira e sua filha, Alana de Sousa Ferreira, ambos deficientes visuais, residentes no Assentamento Acauã, município de Aparecida, deram o pontapé inicial da primeira partida. 

A secretária Executiva de Desenvolvimento Humano, Denise Albuquerque, destacou a importância da criação da escolinha de futebol no CSU. “É importante porque o nosso jovem, criança e adolescentes ficam ociosos no período em que não estão na escola, e com a escolinha, com esse incentivo no esporte, algo que eles mais gostam, tiramos essas crianças das ruas, evitando que se envolvam com drogas, ou com outras coisas nocivas”, ressaltou.

A gerente executiva de Proteção Social Básica da Sedh, Gilmara Andréa de Oliveira, enfatizou que a copinha promove a integração das crianças e adolescentes, que se confraternizam com escolinhas de outros municípios e de comunidades ciganas. “E nós do Governo do Estado ficamos felizes em proporcionar este fim de semana diferente para essas crianças, muitas de famílias que vivem em situação precária, de territórios com índices de problemática sociais elevados. E nosso papel enquanto Secretaria de Desenvolvimento Humano é possibilitar que tenham um diferencial, não apenas no esporte, mas que suas famílias sejam acompanhadas pelos profissionais da Sedh, e nos vários equipamentos que prestam o atendimento socioassistencial, trazendo essas famílias para os CSUs e possamos movimentar esse grandioso equipamento comunitário, fazendo com que ele desempenhe seu papel social dentro da comunidade”, completou.

Gilmara de Oliveira lembrou ainda das confraternizações dos grupos da terceira idade, com os quais a Sedh executa trabalhos diretos, proporcionando a integração com outros grupos, como dos moradores do Condomínio Cidade Madura reunidos no CSU de Cajazeiras. 

A coordenadora do CSU de Cajazeiras, Edna Elza Alexandre, destaca os trabalhos desenvolvidos pelo equipamento, instalado numa área de cerca 2,5 mil metros quadrados. “Nosso CSU desenvolve trabalhos permanentes com grupos de idosos. Temos atualmente cerca de 100 inscritos. O grupo de Zumba que reúne cerca de 40 mulheres de várias faixas etárias. A escolinha de futebol infantil, com mais de 60 crianças e adolescentes. Trabalhamos também com o futebol amador. E realizamos cursos de qualificação de profissionalizantes”, afirmou.