Na Funad: Governo do Estado realiza seminário sobre Altas Habilidades e Superdotação

publicado: 07/08/2023 10h51, última modificação: 07/08/2023 10h51

O Governo da Paraíba, por meio da Fundação Centro Integrado de Apoio à Pessoa com Deficiência (Funad), realiza, nesta quinta-feira (10), o II Seminário Estadual sobre Altas Habilidades e Superdotação (AHSD). O evento acontecerá nos dois turnos, no auditório Antônio Paulino, e marca o Dia Internacional da Superdotação e Altas Habilidades (10 de agosto).

Ele será conduzido pelo Núcleo de Atividades de Altas Habilidades/Superdotação (NAAHS), que atua na formação de equipes escolares para a identificação pedagógica de pessoas com AHSD nas escolas, além de ofertar oficinas para estudantes identificados e orientação aos familiares.

O núcleo tem abrangência estadual e já identificou mais de 200 estudantes superdotados em toda a Paraíba e acompanha, atualmente, 65 em processo de identificação, ofertando suporte às escolas, para prover estratégias educacionais em uma perspectiva inclusiva.

O Seminário tem o objetivo de socializar informações relevantes sobre o tema, fomentando espaços de articulação da rede de educação do estado. Na programação, serão abordados aspectos conceituais do tema, bem como relatos de experiências exitosas, reflexões sobre desafios e potencialidades do processo de identificação, encerrando com o lançamento de um livro escrito pelos próprios estudantes acompanhados pelo Núcleo, em parceria com o Grupo Integrado de Extensão e Pesquisa sobre Altas Habilidades e Superdotação do IFPB, parceiro da Funad no Seminário.

Segundo a presidente da Funad, Simone Jordão, o Governo do Estado, além de lembrar a data importante, oportuniza através do NAAHS, todo o suporte necessário para que as pessoas com altas habilidades/superdotação, tenham uma vida digna e inclusiva.

“O nosso objetivo é prestar toda a ajuda possível aos envolvidos nesse tema, tanto na capacitação da rede de ensino, quanto na assistência aos estudantes, para que eles se tornem cada dia mais visíveis e reconhecidos pela sua identidade, estimulando e promovendo ações de inclusão e acessibilidade”.