Notícias

Mutirão de Atendimentos da Maternidade Frei Damião recebe Associação de Prostitutas da Paraíba

publicado: 17/09/2023 11h12, última modificação: 17/09/2023 11h13
1 | 2
2 | 2
image_6483441 (2).JPG
image_50462465.JPG

A Maternidade Frei Damião, que integra a rede hospitalar do Governo do Estado, em João Pessoa, realizou mais um mutirão de atendimentos, nesse sábado (16), em parceria com a Associação de Prostitutas da Paraíba (Apros -PB). Na ocasião, foram oferecidas consultas ginecológicas, exames de sangue, citológico, ultrassonografia transvaginal e atendimentos psicológicos.

A ação atendeu cerca de 20 mulheres, que tiveram transporte garantido para comparecer ao ambulatório da unidade, no bairro de Cruz das Armas. De acordo com a diretora clínica da Maternidade, Bianca Nóbrega, os mutirões têm ampliado o acesso das mulheres aos exames de rotina, contribuindo para a saúde das paraibanas.

“Hoje, mais uma vez, estamos mobilizando nossa equipe para contemplar essas pacientes, que muitas vezes encontram dificuldade em realizar esse acompanhamento de rotina. Além da consulta e dos exames, algumas foram encaminhadas para outras especialidades, como Psiquiatria, Nutrição, Endocrinologia e Cardiologia, e estão saindo já com as consultas marcadas. Lembrando que todas elas continuarão acompanhadas pela equipe de Ginecologia e Obstetrícia da nossa unidade”, explicou.

A coordenadora do ambulatório da Maternidade Frei Damião, Heliane Medeiros, explica que os mutirões têm o objetivo de incluir públicos específicos no fluxo de atendimento. “Já realizamos mutirão para zerar a fila de cirurgias eletivas, prestamos assistência em saúde para as mulheres privadas de liberdade da Penitenciária Feminina Júlia Maranhão e agora estamos trazendo as prostitutas para esses atendimentos. Em nosso planejamento, também está prevista outra ação para atender pessoas em situação de rua, que não conseguem esse suporte pelo fluxo habitual. Tudo isso partindo do princípio de que a saúde é um direito de todos”, pontuou.

Os atendimentos começaram no início da manhã, quando a coordenadora-geral da Apros-PB, Luza Maria, chegou ao ambulatório com as pacientes. Ela conta que o trabalho para esse momento começou há cerca de um mês. “O convite para esse dia de atendimentos foi realizado nos postos de trabalho dessas mulheres, as visitas começaram há quatro semanas. Para muitas, esse está sendo o primeiro contato com um ginecologista, pois é sempre mais fácil ter acesso a testes rápidos para infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), que podem ser feitos no próprio local de trabalho delas. Mas para além das consultas e dos exames, fica a gratidão pela maneira como fomos acolhidas: fomos recebidas com música, um café da manhã e o cuidado de profissionais muito humanos que dispensaram o dia de descanso para estarem aqui”, finalizou.

O ambulatório da Maternidade Frei Damião funciona na avenida Cruz das Armas e oferece atendimentos eletivos em saúde da mulher por meio da regulação. Também são garantidos atendimentos sem agendamento para planejamento familiar e acompanhamento pré-natal de alto risco para pacientes elegíveis.