Notícias
Musicalidade do cordel é destaque na Feira dos Aromas da FCJA
Toda a musicalidade e alegria do cordel têm invadido todas as sextas-feiras a Feira dos Aromas da Fundação Casa de José Américo (FCJA), graças ao cordelista e compositor Arnaldo Mendes Leite. Natural da cidade paraibana de Pombal, ele é filho do renomado poeta João Mendes Leite.
Arnaldo nasceu na Fazenda Borges, propriedade de seu pai, onde passou a infância e se mudou para João Pessoa em 1978. “Acho uma cidade linda e maravilhosa, ideal para se viver. Sou apaixonado por Jampa”, revelou.
A Feira dos Aromas é realizada todas as sextas-feiras, sempre das 8h às 14h, colocando à disposição do público uma variedade de atrações e serviços. A FCJA está localizada à Avenida Cabo Branco, 3336, na orla da capital paraibana.
Membro da Academia de Cordel do Vale do Paraíba (ACVP) desde 2023, Arnaldo Leite acumula folhetos que são sucesso de vendas, como as publicações ‘Cordel da Nossa Salvação’, ‘História de Ariano Suassuna’, ‘História de Jackson do Pandeiro’ e ‘Os 100 anos do Pavão Misterioso’. Para o poeta, a Feira dos Aromas é uma excelente oportunidade para a divulgação do trabalho dos que vivem das artes.
Além da Feira dos Aromas, é possível encontrar os trabalhos de Arnaldo Mendes nas Feiras de Cordel de Tambaú e do Busto de Tamandaré e na Caravana do Cordel, na cidade de Juripiranga, interior paraibano. Shâmara Rached, coordenadora da Feira dos Aromas, destaca a importância de trazer expressões artísticas da terra. “O trabalho do seu Arnaldo é um pedaço da nossa memória e dos nossos costumes. É um privilégio tê-lo em nossa feira”, observou.
Na Feira dos Aromas, o consumidor encontra produtos orgânicos vindos diretamente da roça e com preços acessíveis. Com seus sabores, cheiros e sons, a feira dispõe de frutas, tubérculos, ovos, verduras, livros, artesanato, música, gastronomia regional e plantas ornamentais.
Ao frequentar o evento semanal, o visitante também tem a oportunidade de conferir detalhes da vida e obra do patrono da FCJA, no Museu Casa de José Américo, onde o escritor e político paraibano viveu expressiva parte de sua vida. O espaço abriga mobiliário original da época, obras de arte, objetos de uso pessoal, comendas, biblioteca e arquivo fotográfico.
Outro atrativo do local é o Mausoléu, cujo monumento guarda os restos mortais de José Américo e de sua esposa, dona Alice. Instalado no pomar da FCJA, o monumento se destaca pela base triangular e um obelisco com escultura em bronze, além de um espelho d’água.