Museu do Rádio Paraibano integra a 22ª Semana Nacional de Museus e divulga programação

publicado: 13/05/2024 16h13, última modificação: 13/05/2024 16h13

A 22ª Semana Nacional de Museus (SNM), que tem como tema "Museus, Educação e Pesquisa", acontece a partir desta segunda-feira (13) até o próximo domingo (19) e é aberta à participação de museus, instituições de memória, espaços e centros culturais brasileiros. Integrando a ação, o Museu do Rádio Paraibano, da Empresa Paraibana de Comunicação (EPC), está com programação de atividades que começam nesta segunda-feira (13) e vão até sexta-feira (17).

Mais de 1.080 museus e instituições culturais e educativas em todo o Brasil participam desta edição da Semana, promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) anualmente para celebrar o Dia Internacional dos Museus (18 de maio).  A programação inclui atividades presenciais e online como exposições, visitas guiadas, palestras, seminários, mesas-redondas, rodas de conversa, lançamentos, oficinas, saraus, performances e apresentações musicais e teatrais.

Programação - A semana de atividades vai contar com visitas guiadas ao Museu do Rádio Paraibano de escolas municipais, estaduais e universidades todos os dias. Na quinta-feira (16), às 16h, no Auditório 1 do prédio da Pós-Graduação, no Centro de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), haverá a palestra ‘A polifonia dos museus: por entre conexões com a educação, pesquisa e sociedade’, ministrada pela professora e museóloga Luciana Ferreira.

Na sexta-feira (17), das 14h às 15h, a presidente da EPC, Naná Garcez, o diretor de Rádio e TV da EPC, Rui Leitão, e a professora e colaboradora do Museu, Bernardina Freire participarão do programa Tabajara em Revista, na Rádio Tabajara 105.5 FM, falando sobre o tema. No sábado (18), será publicada matéria no Jornal A União dedicada a Semana Nacional e ao Dia Internacional dos Museus.

Localizado na sede da Rádio Tabajara, em João Pessoa, o Museu do Rádio Paraibano reúne a história radiofônica do estado. Inaugurado em abril do ano passado, o equipamento visa preservar a memória do rádio e de seus agentes, os profissionais que atuaram e atuam ao longo desses 87 anos da Rádio Tabajara no estado da Paraíba, mostrando os avanços, as vozes e papel social da emissora. O espaço físico foi pensado para enfatizar o percurso e avanços tecnológicos da radiodifusão composto por itens históricos, dentre eles: discografias, transmissores antigos e aparelhos telefônicos, que estão dispostos de forma rotativa, oferecendo uma exposição dinâmica aos visitantes.

É resultado de um projeto desenvolvido em parceria com o Grupo de Estudo e Pesquisa em Cultura, Informação, Memória e Patrimônio (Gecimp), da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), liderado pela professora Bernardina Freire de Oliveira.

Visitação – O Museu do Rádio Paraibano tem visitação aberta para escolas, universidades e público em geral. O espaço funciona das 9h às 12h, de segunda a sexta-feira, e o agendamento pode ser feito por meio do telefone 3218-7015 e pelo e-mail museudoradioparaibano@epc.pb.gov.br. Fica na Av. Dom Pedro II, 3595, em João Pessoa-PB.