Notícias

Mostra de Saúde do Arlinda Marques destaca Campanha de Doação de Órgãos

publicado: 27/09/2019 17h42, última modificação: 27/09/2019 17h43
1 | 4
2 | 4
3 | 4
4 | 4
ses hosp arlinda marques III mostra de saude destaca doacao de orgaos (2).jpeg
ses hosp arlinda marques III mostra de saude destaca doacao de orgaos (3).jpeg
ses hosp arlinda marques III mostra de saude destaca doacao de orgaos (4).jpeg
ses hosp arlinda marques III mostra de saude destaca doacao de orgaos (5).jpeg

A III Mostra de Saúde do Complexo Pediátrico Arlinda Marques, da Rede Hospitalar da Secretaria de Estado da Saúde (SES), foi encerrada nesta sexta-feira (27) pela manhã. O evento ocorreu no Ambulatório da Unidade, em Jaguaribe, com destaque para a Campanha de Doação de Órgãos, iniciada no último dia 24 e será encerrada no próximo dia 30.

Aline César participou trazendo um mimo que chamou a atenção. Trouxe as naninhas da esperança, que são travesseiros em formato de cachorro, cheio de detalhes coloridos. Para ela o brinquedo tem uma importância muito grande para a família. Aos cinco meses, a filha dela fez um transplante de fígado. Enquanto se recuperava, em São Paulo, a menina ganhou uma naninha.

“Naquele momento, eu vi a felicidade, o aconchego e o afeto da minha filha. Tive a ideia de produzir os travesseiros e distribuir a crianças hospitalizadas. Começamos a fazer as naninhas da esperança em dezembro de 2018 e já temos 10 pessoas no grupo, produzindo as naninhas”, disse.

Yasmin Gabrielly, de nove anos, da cidade de Picuí, ganhou uma naninha. Ficou muito feliz e vai botar até nome na amiguinha: “O nome dela vai ser Emmanuelle. Adorei esse presente”. Yasmin passa o dia em cima de uma cama porque está com um aparelho na perna para alongar os tendões e fazer correção do pé, consequência de uma paralisia cerebral leve.

A mãe de Gabrielly também ficou muito satisfeita com o presente que a filha ganhou. “Ela fica muito só e com esse brinquedo eu acredito que ela vai ficar mais satisfeita. E tenho certeza que vai dormir agarrada com o travesseiro”, festejou a dona de casa Silvânia Lira. 

A chefe do Núcleo de Estratégias da Central de Transplantes, Rafaela Carvalho, esteve na Mostra de Saúde do Arlinda. “Todo incentivo para a doação de órgãos e tecidos é muito bem-vindo. Estão havendo atividades nas escolas e outros locais públicos e ficamos muito felizes com esta participação da sociedade”. Rafaela informou que neste sábado (28) será realizada uma atividade no Busto de Tamandaré, às 8 h.

Para a diretora técnica do Arlinda Marques, Fernanda Moraes, a intenção da unidade é a sensibilização. “Queremos sensibilizar os trabalhadores e familiares dos pacientes sobre a importância da doação de órgãos e tecidos. Ainda realizamos uma homenagem aos transplantados com a entrega de um certificado”, falou.

 

Além da doação de órgãos, o evento também expôs estandes educativos sobre doação de medula, prevenção do suicídio e do sarampo.