Notícias
Mostra de Saúde do Arlinda Marques destaca Campanha de Doação de Órgãos
A III Mostra de Saúde do Complexo Pediátrico Arlinda Marques, da Rede Hospitalar da Secretaria de Estado da Saúde (SES), foi encerrada nesta sexta-feira (27) pela manhã. O evento ocorreu no Ambulatório da Unidade, em Jaguaribe, com destaque para a Campanha de Doação de Órgãos, iniciada no último dia 24 e será encerrada no próximo dia 30.
Aline César participou trazendo um mimo que chamou a atenção. Trouxe as naninhas da esperança, que são travesseiros em formato de cachorro, cheio de detalhes coloridos. Para ela o brinquedo tem uma importância muito grande para a família. Aos cinco meses, a filha dela fez um transplante de fígado. Enquanto se recuperava, em São Paulo, a menina ganhou uma naninha.
“Naquele momento, eu vi a felicidade, o aconchego e o afeto da minha filha. Tive a ideia de produzir os travesseiros e distribuir a crianças hospitalizadas. Começamos a fazer as naninhas da esperança em dezembro de 2018 e já temos 10 pessoas no grupo, produzindo as naninhas”, disse.
Yasmin Gabrielly, de nove anos, da cidade de Picuí, ganhou uma naninha. Ficou muito feliz e vai botar até nome na amiguinha: “O nome dela vai ser Emmanuelle. Adorei esse presente”. Yasmin passa o dia em cima de uma cama porque está com um aparelho na perna para alongar os tendões e fazer correção do pé, consequência de uma paralisia cerebral leve.
A mãe de Gabrielly também ficou muito satisfeita com o presente que a filha ganhou. “Ela fica muito só e com esse brinquedo eu acredito que ela vai ficar mais satisfeita. E tenho certeza que vai dormir agarrada com o travesseiro”, festejou a dona de casa Silvânia Lira.
A chefe do Núcleo de Estratégias da Central de Transplantes, Rafaela Carvalho, esteve na Mostra de Saúde do Arlinda. “Todo incentivo para a doação de órgãos e tecidos é muito bem-vindo. Estão havendo atividades nas escolas e outros locais públicos e ficamos muito felizes com esta participação da sociedade”. Rafaela informou que neste sábado (28) será realizada uma atividade no Busto de Tamandaré, às 8 h.
Para a diretora técnica do Arlinda Marques, Fernanda Moraes, a intenção da unidade é a sensibilização. “Queremos sensibilizar os trabalhadores e familiares dos pacientes sobre a importância da doação de órgãos e tecidos. Ainda realizamos uma homenagem aos transplantados com a entrega de um certificado”, falou.
Além da doação de órgãos, o evento também expôs estandes educativos sobre doação de medula, prevenção do suicídio e do sarampo.