Mortalidade infantil: SES e MS capacitam profissionais para redução de casos

publicado: 20/05/2019 17h50, última modificação: 20/05/2019 17h51
ses ministerio da saude capacita para reduzir mortalidade infantil foto RicardoPuppe (2).JPG
ses ministerio da saude capacita para reduzir mortalidade infantil foto RicardoPuppe (3).JPG
ses ministerio da saude capacita para reduzir mortalidade infantil foto RicardoPuppe (5).JPG
ses ministerio da saude capacita para reduzir mortalidade infantil foto RicardoPuppe (1).JPG

A Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio do setor de Linhas de Cuidado em Saúde da Criança, está qualificando profissionais da assistência primária na Estratégia Atenção Integrada às Doenças Prevalentes na Infância (AIDPI). A oficina é uma parceria da SES com o Ministério da Saúde (MS) junto com o Instituto Fernandes Figueira, por meio da Estratégia Brasileirinhos e Brasileirinhas Saudáveis.

O objetivo da agenda é apresentar uma metodologia de atenção integrada de atendimento às crianças de 2 meses e menores de 5 anos, de maneira estruturada, qualificando a assistência à saúde na atenção primária. O AIDPI é uma estratégia da Organização Mundial de Saúde, adotada pelo MS, que trata dos problemas crônicos e prevalentes da infância.

De acordo com um dos facilitadores da oficina e representante do MS, Jaime Valencia, a oficina sobre a estratégia AIDPI contempla a identificação dos sintomas da criança e a conduta de tratamento, seja no hospital, na unidade de atenção básica de saúde ou em casa. A função do AIDPI é trabalhar na redução da taxa de mortalidade infantil.

“De 2016 para cá, a Paraíba é o estado do Nordeste que mais conseguiu reduzir a mortalidade infantil. Nossa vinda está relacionada a esse dado. Queremos, com essa capacitação, reduzir cada vez mais essa taxa”, pontua.

A técnica do setor de Saúde da Criança da SES, Rachel Holanda, explica que o curso é de extrema importância, pois capacita o profissional a ter uma visão integral da criança. Ou seja, a estratégia ajuda médicos e enfermeiros a verem a criança como um todo e assim diagnosticar e prevenir todas as doenças prevalentes, principalmente na atenção básica.

“Com o passar do tempo, a taxa de mortalidade infantil da Paraíba vem reduzindo justamente por conta de estratégias que estamos adotando. Além do AIDPI, tem a questão das vacinas, tem a triagem que é feita logo quando o bebê nasce, como o teste do pezinho, tem a Rede Cuidar, que também é uma prevenção. Então todo esse conjunto de ações previne pra redução da mortalidade das crianças”, afirma.

A Oficina AIDPI é destinada aos médicos e enfermeiros da Atenção Básica da 1ª Região de Saúde. A capacitação acontece no Centro Formador de Recursos Humanos (Cefor), tem uma carga horária de 40h e vai até a sexta-feira, dia 24 de maio.