Monteiro recebe Oficinas Técnicas Regionalizadas com os Creas

publicado: 28/03/2019 10h03, última modificação: 28/03/2019 17h28
20-03-19 Oficina Técnica com os CREAS da Paraiba em Sousa - Foto-Alberto Machado   (18).JPG

A Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano (SEDH), por meio da Gerência Executiva da Proteção Social Especial, deu continuidade, nessa quarta-feira (27), na cidade de Monteiro, às Oficinas Técnicas Regionalizadas, iniciadas nos dias 20 e 21 de março, nos municípios de Sousa e Patos, respectivamente.

A capacitação terá prosseguimento nos próximos dias 29 e 4 de abril, em Campina Grande e João Pessoa respectivamente, o objetivo é analisar a oferta dos serviços, avaliar e identificar os aspectos que tem dificultado o desenvolvimento das atividades dos Centros de Referência Especializado de Assistência Social (Creas); traçar estratégias que visem este aprimoramento, além de avaliar o cumprimento das metas traçadas.

Para a gerente Operacional de Média Complexidade da SEDH, Amanda de Lourdes Pereira Fernandes Duarte, “as oficinas têm ainda alguns objetivos específicos: buscar analisar a capacidade de atendimento e acompanhamento dos Creas; Discutir a efetividade da articulação das redes Socioassistenciais e do Sistema de Garantia de Direitos; Traçar estratégias para o aprimoramento da oferta dos serviços na região”.

Segundo a gerente Executiva da Proteção Social Especial, Madalena Dias “as oficinas técnicas que estão sendo realizadas para os profissionais dos Creas Regionais e Municipais, dos Cras, do Conselho Tutelar, da Saúde, da Educação e do Judiciário estadual, é a oportunidade de avaliarmos coletivamente o desenvolvimento dos serviços da assistência social e sua interlocução com a rede, apresentando as potencialidades, os desafios e as estratégias de trabalho para superação desses desafios no território. Além de elaborar coletivamente um fluxo de trabalho envolvendo assistência social e a rede local, este fluxo que está sendo pensado coletivamente servirá de norte para o trabalho em todo o Estado”, afirmou.

As oficinas têm ainda o intuito de aprimorar o exercício profissional, buscando compreender as informações a partir dos dados qualitativos, quantitativos, além de articular as políticas públicas entendendo o fluxo e competência no acompanhamento das famílias e indivíduos que necessitam dos serviços ofertados na proteção social especial. O evento vai contar com a participação das equipes de Referência dos Creas regionais e seus vinculados; profissionais dos Creas Municipais; e das Secretarias de Assistência Social, Educação e Saúde dos municípios. Também participarão representantes da Vigilância Socioassistencial, da Gestão do Trabalho, Conselho Tutelar, Equipe de Referência dos Cras e representantes do Sistema de Justiça.