Momento Agevisa celebra Dia Mundial do Doador de Sangue e ressalta possibilidade de salvar vidas

publicado: 15/06/2018 00h00, última modificação: 13/05/2019 10h28

A edição do informativo radiofônico Momento Agevisa desta quinta-feira destacou o Dia Mundial do Doador de Sangue, celebrado anualmente na data de 14 de junho. Promovida pela Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), que é o Escritório Regional para as Américas da Organização Mundial de Saúde (OMS), a Campanha Mundial pela Doação de Sangue traz este ano a mensagem especial de que “Doar sangue significa compartilhar vida”.

Segundo ressaltou a diretora-geral da Agência Estadual de Vigilância Sanitária, Maria Eunice Guimarães, o apoio da Agevisa à campanha tem base na determinação governamental de sempre apoiar todas as ações que visem à promoção e à proteção da saúde da pessoa humana. Para Maria Eunice, “a doação de sangue é um ato de solidariedade humana que merece toda a atenção e apoio da sociedade, especialmente dos órgãos públicos ligados ao setor de saúde, porque está diretamente relacionada à possibilidade concreta de salvar vidas”.

A diretora-geral da Agevisa/PB observou, entretanto, que o processo de doação e captação de sangue deve respeitar todas as exigências previstas na legislação, notadamente no que diz respeito a quem pode e a quem não pode doar; à qualidade do sangue captado, e às condições higiênico-sanitárias das unidades responsáveis pela captação do sangue, no caso os hemocentros, os hemonúcleos e as agências transfusionais.

Conscientização – Com o tema “Seja Solidário. Doe Sangue. Compartilhe vida”, a Organização Pan-Americana de Saúde e a Organização Mundial de Saúde buscam, através da Campanha programada para este ano de 2018, conscientizar o público em geral da necessidade de mais doações voluntárias regulares para garantir a qualidade, a segurança e a disponibilidade do sangue e seus derivados em todo o mundo.

A campanha (conforme os meios oficiais de divulgação) destaca valores humanos fundamentais (como altruísmo, respeito, empatia e generosidade) e chama a atenção das pessoas de todo o mundo para o fato de que a transfusão de sangue e de seus componentes ajuda a salvar milhões de vidas todos os anos e contribui para que pacientes com doenças potencialmente mortais vivam por mais tempo e com melhor qualidade de vida. Além disso, possibilita que sejam realizadas intervenções médicas e cirúrgicas complexas que seriam impossíveis se não houvesse a garantia da reposição do sangue perdido pelos pacientes durante tais procedimentos.

As transfusões de sangue e de seus componentes, de acordo com a OPAS/OMS, têm uma função vital no atendimento materno-infantil, na gravidez e na resposta de emergência no caso de desastres naturais ou causados pelos seres humanos.

Comprometimento durante o ano todo – Com a finalidade de incentivar a continuidade da doação por parte dos atuais doadores voluntários e não remunerados, bem como de estimular pessoas saudáveis (que nunca doaram) a se engajarem na causa, a Campanha 2018 homenageia os doadores de sangue e faz ver ao público em geral que a doação é uma ação altruísta que beneficia toda a sociedade, e que o fornecimento de sangue só é suficiente com a doação regular, voluntária e não remunerada.

Para ressaltar a importância da disponibilidade de sangue em quantidade sempre suficiente para salvar vidas, a Organização Pan-Americana de Saúde diz ser necessário que haja comprometimento da sociedade com a doação durante todo o ano; destaca o ato de doar sangue como a manifestação da solidariedade comunitária, da coesão social e do cuidado de uns com os outros, e diz que a importância dessa participação está na manutenção de um fornecimento de sangue suficiente, seguro e sustentável.