Modelo em vacinação, Saúde da Paraíba é destaque no portal do Governo Federal

publicado: 21/07/2024 10h59, última modificação: 21/07/2024 10h59

Não é a primeira vez que a Saúde da Paraíba é destaque no site do Governo Federal como uma referência em vacinação, entretanto, desta vez, o estado ficou em evidência, pois ajudou o Brasil a sair da lista dos 20 países com mais crianças não vacinadas. O relatório publicado no site foi realizado pela OMS/Unicef, que lançou os novos dados sobre a imunização global na última semana. A menção à Paraíba se deve ao aumento da cobertura vacinal no Estado contra a DTP (vacina que protege contra a difteria, o tétano e a coqueluche), que passou de 64,55% em 2022 para 77,18% em 2023.

Os dados atualizados da cobertura vacinal na Paraíba, em 16 de julho deste ano, mostram que a vacina Pentavalente, para crianças menores de 1 ano, está em 83,52%; a vacina DTP (1º reforço), para crianças de 1 ano, está em 74,9%; e a vacina DTPA adulto está com a cobertura vacinal de 57,62%; a meta de cobertura vacinal de todas elas é de 95%. Isso se deve às ações estratégicas desempenhadas pelo programa Vacina Mais Paraíba, que também já foram destaque nacional, em novembro do ano passado, na 17ª Mostra Nacional de Experiências Bem-Sucedidas em Epidemiologia, Prevenção e Controle de Doenças (ExpoEpi), evento que aconteceu em Brasília.

O secretário de estado da Saúde, Ari Reis, ressalta que o reconhecimento nacional se dá pelo empenho do Governo do Estado em adotar ações de monitoramento e incentivo à vacinação. “O Programa Vacina Mais Paraíba trabalha em diversas frentes, que vão desde o apoio aos municípios, passando pela capacitação de profissionais, programa de bolsas, até as mobilizações para adesão da população, com os ‘Dias D’. Sabemos que as vacinas são o principal meio de prevenção de agravos e são responsáveis pela erradicação de doenças do nosso País e contribuir para o cenário nacional é de suma importância para o nosso estado. Vamos continuar avançando para manter as coberturas vacinais elevadas em toda a Paraíba”, ressaltou o secretário.

Um dos exemplos exitosos do programa foi o alcance da meta na campanha de poliomielite em 2022, com uma cobertura vacinal de 100,39%, sendo o primeiro estado a atingir a cobertura vacinal no país. Após 28 dias do início do projeto, diante do baixo índice do alcance da meta da maioria dos municípios, os apoiadores do projeto monitoraram diariamente a campanha junto aos municípios e, em 30 dias de acompanhamento, 188 municípios atingiram a cobertura e, por causa dessa ação, a Paraíba foi o primeiro Estado a alcançar a meta na campanha de poliomielite no ano de 2022.

De acordo com a gerente-executiva de Vigilância em Saúde da SES, Talita Tavares, as ações do Vacina Mais Paraíba vêm sendo desenvolvidas junto aos 223 municípios do estado para fortalecer a imunização e melhorar as coberturas vacinais, com o intuito de diminuir o risco de reintrodução de doenças que são imunopreveníveis. “Elaboramos esse programa para dar um suporte contínuo aos municípios em relação à vacinação, facilitando a identificação de fragilidades e a intervenção imediata para alinhamento de processos. Temos grandes resultados, mas ainda muitos desafios com boas perspectivas e, tudo isso, focando no objetivo de levar vacina para a população e aumentar ainda mais as coberturas dos imunizantes oferecidos pelo SUS”, explicou

Dentre diversas ações desenvolvidas estrategicamente pelo programa estão: oficinas de Qualificação de Dados para trabalhar instrumentos de monitoramento e correção de inconsistências de dados nos sistemas de informação da imunização; Oficina de Construção de Planos de Ação Municipais; Formação do Comitê Estadual de Imunização com o objetivo de promover articulações intersetoriais para o fortalecimento e acompanhamento das ações de imunização em todo o estado; Implantação do Cartão de Vacinação Braille, com o objetivo de garantir acessibilidade e inclusão para pessoas com deficiência visual; Construção e implementação da planilha de monitoramento diário das doses aplicadas em campanhas e de forma mensal na rotina; Construção e implementação do Manual Instrutivo de Vacinação nas Escolas; Implementação do Selo de Vacinação em Dia, com o objetivo de serem utilizados durante a mobilização de vacinação nas escolas; Construção e aplicação do Instrumento de Avaliação das Salas de Vacina; e a realização de Dias D estaduais de vacinação em todo o estado da Paraíba com objetivo de ampliar o acesso da população à vacinação. Esse ano de 2024 já foram realizados quatro dias D com mais de 230 mil doses de vacinas aplicadas.

O Vacina Mais Paraíba foi implantado em 2022 pelo Governo da Paraíba com esses tipos de ações voltadas para os profissionais e para a população, com o objetivo de ampliar e melhorar os índices de coberturas vacinais no estado. Tem o propósito de trabalhar o desenvolvimento das ações em três eixos: qualificações - para o fortalecimento da operacionalidade dos imunobiológicos pela assistência; comunicação - fortalecendo a importância da vacinação, estabelecendo uma rede de colaboração interinstitucional para buscar a melhoria da cobertura vacinal; e sistemas de informação - aprimorando o fluxo de registro, análise e trabalho com os dados vacinais.