Notícias

Missão Bird faz visita técnica de campo em Aparecida e Pombal, no Alto Sertão

publicado: 04/02/2020 17h10, última modificação: 04/02/2020 17h10
1 | 3
2 | 3
3 | 3
C1.jpg
C2.jpg
C3.jpg

A missão do Banco Mundial que desembarcou na Paraíba nesta segunda-feira (3), para acompanhar a implementação do Programa PB Rural Sustentável, com a equipe técnica do Projeto Cooperar, se desloca, nesta quarta-feira (5) e quinta-feira(6), aos municípios de Aparecida e Pombal, localizados no Alto Sertão, para conhecer o funcionamento e o perfil da Associação dos Apicultores do Sertão Paraibano (Aspa), da Cooperativa Agropecuária dos Apicultores do Sertão Paraibano (Coaspa), em Aparecida, e da Associação Comunitária dos Agropecuarista do Assentamento São João, em Pombal.

Ainda, no Alto Sertão Paraibano, a delegação do Bird, composta por Maurizio Guadagni, chefe da missão e gerente do Projeto no Bird; Ditmar Zimath, consultor; Marcos Gambi, consultor e Agnes Velloso, especialista em Salvaguardas Ambientais, participa da Oficina de Fortalecimento dos Conselhos Municipais de Desenvolvimento Rural Sustentável (CMDRS), também em Pombal. Na cidade de Sousa, conhecem as instalações da Gerência Regional do Cooperar.

A delegação será acompanhada pelo secretário executivo do Projeto Cooperar, Omar Gama, da gerente Operacional, Elisane Abrantes, do gerente de Planejamento, Monitoramento e Avaliação, Flávio Luna, e do chefe de gabinete, Marcílio Nóbrega.

Fernanda Balduino, do gerenciamento financeiro do Banco Mundial, chegou às 10 h, para se incorporar à missão. Ela ficará na Capital tratando do assunto juntoàa gerência administrativa financeira do Cooperar, com Ana Brito.

Perfil – Atualmente a Aspa e Coaspa atuam dividindo o mesmo espaço nas instalações do Entreposto de Mel, trabalham em parceria com o Sebrae, Cooperar, BNB, Empaer e Senar. A Cooperativa realiza a compra do mel in-natura produzido em outros municípios e regiões denominadas produtoras de mel no Estado da Paraíba. Elas têm 25 sócios, são beneficiados 126, conta com 2.800 colmeias em produção e tem uma produção estimada de 55 toneladas kg/ano. 

A Associação Comunitária dos Agropecuaristas do Assentamento São João, localizada na zona rural do município de Pombal, atua na integração de novos sócios, por meio do processo de organização e colaboração recíproca. A unidade agroindustrial, vem contribuindo de forma positiva para o meio ambiente na redução da emissão de poluentes, proteção das nascentes e no manejo do solo. Ela possui 30 beneficiários, sendo 30 diretos, 15 mulheres e 6 jovens envolvidos no processo. Tem uma produção de 3 mil quilos de polpa de frutas por semana e uma capacidade de beneficiamento instalada de 5 mil quilos.

PB Rural Sustentável - A reunião de acompanhando da implementação do Programa PB Rural Sustentável, com a equipe técnica do Projeto Cooperar, continuou nesta terça-feira (4), com a coordenação do Componente 3 (Alianças Produtivas), para conhecer a estratégia de capacitação como ferramentas para elaboração de Planos de Negócio e lançamento da chamada – identificação do público alvo e processo posterior de execução e multiplicação; Contratação dos facilitadores de mercado; Atualização do piloto e estratégia de implementação – definição de data para o processo; Validação formulário de Manifestação de Interesse (MI)/elegibilidade; Estratégia de apoio para elaboração de MI e anteprojeto; Modelo de avaliação independente dos PN (Plano de Negócio) e Preparação para lançamento chamadas.  

A missão do Bird também se reuniu com o Componente 2 (Acesso à Água e Redução da Vulnerabilidade Agroclimática), para discutir sobre o acolhimento de demanda do subcomponente 2a (Acesso à Água de Qualidade) – Processo de acolhimento, legitimação e priorização das demandas; Lançamento da chamada do subcomponente 2b (Reduzir a Vulnerabilidade Agroclimática) – Processo de acolhimento, legitimação e priorização de demandas; Conhecer a estratégia de implementação por meio da Empresa Paraibana de Pesquisa, Extensão Rural e Regularização Fundiária (Empaer).

E ainda: Acompanhar ações do subcomponente 2c – Reunião com Agência Executiva de Gestão das Águas (Aesa) para avaliar o pacto de cooperação e TdR (Termo de Referência) para contratação de empresa para implantação do Sistema Estadual Estadual de Informações de Riscos Agrohidroclimáticos (Seira); Implantação do Sistema Estadual de Abastecimento de Água Rural da Paraíba (Sear/PB) – Conhecer o documento do modelo de gestão ajustado e TdR de consultor para apoiar o processo; e Acompanhar implementação da implantação do modelo de gestão de água (piloto).

Ainda, à tarde, houve reunião financeira, juntamente com o Componente 2b/ATER – Arranjos de desembolso e aquisição, com a participação de Fernanda Balduino e Agnes Velloso (Gerenciamento Financeiro do BM), Maurizio Guadagni e Ditmar Zimath. E também reunião com Marilin Rehnfeldt, sobre o Plano de Gênero/ Etnia; Guia de Gestão de Risco e Estratégia de monitoramento ambiental das ações junto aos componentes.