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Metropolitano reúne instituições de saúde para discutir Segurança do Paciente

publicado: 25/09/2019 16h58, última modificação: 25/09/2019 16h58
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Visando discutir ações efetivas para promover a cultura de segurança do paciente nas unidades hospitalares, o Hospital Metropolitano Dom José Maria Pires, por meio do Núcleo de Segurança do Paciente da unidade de saúde (NSP-HM), promoveu o 1º Meeting em qualidade e segurança do paciente, reunindo representantes da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), diretores da Agência Estadual de Vigilância Sanitária (Agevisa) e representantes de instituições de saúde públicas e privadas do estado da Paraíba.
 
De acordo com o diretor de Ensino e Pesquisa do Hospital Metropolitano, Mário Toscano, o evento teve o objetivo de propiciar a troca de experiências e a promoção ao debate da melhor prestação de serviço. “Nós entendemos que o cuidado com o paciente é premissa fundamental para aqueles que se propõem a cuidar de vidas, por isso buscamos reunir neste encontro todos aqueles que compreendem a vocação para a promoção desse cuidado. É uma alegria imensa para nossa unidade de saúde sediar momento tão importante, e acrescento que mais oportunidades como essas estão previstas em nosso calendário institucional, com o propósito de fomentar a melhor assistência dentro do ambiente hospitalar”, afirmou.
 
Para a facilitadora Simara Damázio, tutora de Especializações da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), o tema proposto do evento possui total relevância na área da saúde. “A Fiocruz trabalha, dentre outros campos, na formação de profissionais para qualidade e segurança do paciente, e, consequentemente, para nós, é de extrema importância fazer parte de ambientes como esses, trazendo uma fala acerca do tema, aprendendo e colaborando com o processo de aprendizado. O Hospital está de parabéns, e esta ação evidencia o desejo de contribuir na cultura de segurança do paciente” pontuou.
 
Já a diretora-geral da Agevisa, Joria Viana, acrescentou que é de responsabilidade de todos os envolvidos no ambiente hospitalar colaborar para a segurança do paciente. “A gente precisa disseminar e difundir a segurança do paciente, porque sem segurança e sem qualidade não podemos caminhar, nem tão pouco salvar vidas, ou evitar mortes e sequelas, e esse trabalho é dever de todos. O Metropolitano está de parabéns pela iniciativa, ao convidar outras instituições, quer seja público ou privada, para partilhar dessa discussão. Estamos contemplados com a programação e felizes em participar”, afirmou.
 
Um dos cases de sucesso apresentados durante a programação por Hilda Toscano, gerente de qualidade do Hospital Alberto Urquiza Wanderley - Unimed João Pessoa, contemplou o método organizacional e de registro de eventos do complexo hospitalar. Para Hilda, o Hospital Metropolitano caminha a passos largos no incentivo à segurança do paciente. “Com pouco mais de um ano de funcionamento o Metropolitano já alcançou conquistas que outras unidades levaram anos para conseguir, e não me refiro a títulos ou certificações, mas a conscientização de todos os colaboradores sobre a importância de valorizar e trabalhar na prevenção de acidentes. O Hospital da Unimed está feliz em participar deste momento, e perceber o crescimento do Metropolitano na qualidade de seus serviços e na segurança do paciente, parabenizamos a organização e direção”,  ressaltou.
 
Bruno Brito, presidente do Núcleo de Segurança do Paciente do Metropolitano, expressou a satisfação com os resultados obtidos por meio do evento. “Estamos radiantes. Buscamos oportunizar o compartilhamento de experiências na área da saúde, a compreensão de processos de trabalho e estimular outros profissionais. Ao findar do evento, constatamos por meio dos depoimentos e palavras de gratidão que alcançamos o desejável. Aprendemos com todos, e ensinamos também. Quem ganha com tudo isso são os pacientes, afinal todo o nosso cuidado é voltado para a qualidade de vida deles”, concluiu.