Notícias
"Memória: 40 Anos de Cearte-PB" – A Resistência da Arte como Política Pública é celebrada na Semana de Arte 2025
O Centro Estadual de Artes da Paraíba (Cearte-PB) realiza, a partir deste sábado (6) até o dia 10 de dezembro, a Semana de Arte 2025, evento que marca a culminância das atividades letivas anuais e a celebração de quatro décadas de existência da instituição, que existe enquanto programa estadual desde 1985 e foi formalizado como Centro de Arte quase 30 anos depois. Nessa perspectiva, essa edição celebra a história do Cearte-PB e tem como tema "Memória: 40 anos de Cearte-PB”. O evento promete uma imersão na diversidade e no legado da política pública de ensino de arte no estado.
A Semana de Arte transcende a mera exposição de talentos, posicionando-se como um ato de relevância social e um reforço da cidadania cultural. A temática da memória é, neste sentido, um reconhecimento da luta pela manutenção do ensino de arte. A gestora do Cearte-PB, Laura Moreno, destaca o propósito do evento: "Não é por acaso que nesse último ano elegemos como eixo temático central a Memória: é sobre celebrar conquistas, reconhecer o legado de quem veio antes e honrar o que já foi desenvolvido e que hoje – ainda bem! – é tido como algo dado. Mas bem sabemos que, em termos de política pública na educação, nada é concedido sem Luta e persistência. São 40 anos que o ensino da arte, que os artistas-docentes, que a formulação e defesa de matrizes curriculares específicas para as linguagens artísticas resistem e permitem que haja uma cidadania cultural pela via da Educação”, pontuou Laura.
A Semana de Arte 2025 transforma a cidade em palco e galeria, ocupando a Usina Cultural Energisa, o Teatro Paulo Pontes, o Teatro Lima Penante e o Teatro Ednaldo do Egypto. A programação contempla todas as seis áreas artísticas do Cearte-PB:
1. Cinema e Narrativas Visuais (Fotografia e Audiovisual)
O ponto alto do encerramento será a mostra "Cinema em Linguagens", que exibirá cinco filmes produzidos pelos estudantes. As obras, que representam a nova safra de realizadores paraibanos, contaram com a orientação dos professores Kalyne Almeida e Jailson de Barros (coordenador da área).
2. A Cena e o Resgate da Memória (Teatro)
A área de Teatro apresenta uma vasta mostra com monólogos, jogos e peças, abordando temas de memória e resistência social. O público poderá conferir montagens no Teatro Lima Penante, na Sala Vladimir da Usina e no Teatro Cilaio Ribeiro.
3. Corpo em Movimento e Celebração (Dança)
A Dança ocupa grandes palcos com espetáculos como Canguru: Entra na Dança e Vibrações da Dança, no Teatro Paulo Pontes, além de apresentações temáticas como Frozen e as fadas do gelo e Dom Quixote - memórias de um cavaleiro andante, no Teatro Ednaldo do Egypto.
4. Do Coco à Partitura: O Ritmo da Tradição e Inovação (Música)
A programação musical celebra a cultura popular com a Aula Aberta da Musicalização Infantil sobre Coco: onde o pé bate a palavra canta. O evento traz ainda a fusão de saberes com Sanfona em Coletivo, Grupos de Violões, Canto Popular e a Performance de Saxofone.
5. A Palavra que Canta e o Universo do Livro (Literatura)
A Literatura resgata o poder da narrativa por meio de Sarau Literário-Dramático e sessões de Contação de Histórias e Teatro de Bonecos, demonstrando a versatilidade da palavra nas artes cênicas.
6. O Fazer e a Feira: Ocupando o Pátio com a Criação (Artes Visuais)
A produção em Artes Visuais será exposta e comercializada em uma Feira de Artes no Pátio da Usina Cultural. O público poderá conferir criações em Cerâmica, Desenho, Xilogravura, Grafite e outras técnicas.
PROGRAMAÇÃO COMPLETA DA SEMANA DE ARTE 2025
📅 DIA 6 – SÁBADO
- MÚSICA (Cearte Centro – Teatro Cilaio Ribeiro): Aula Aberta da Musicalização Infantil (Coco: onde o pé bate a palavra canta).
- TEATRO (Teatro Lima Penante): A Fada e o Papai Noel, O Diário da Mamãe e As Aventuras do Menino Biel (Direção: Bento Júnior).
📅 DIA 7 – DOMINGO
- DANÇA (Teatro Paulo Pontes – Funesc): Espetáculos Canguru: Entra na Dança (15h) e Vibrações da Dança (17h30).
📅 DIA 8 – SEGUNDA
- MÚSICA (Usina Energisa – Bondinho): Turmas de Flauta e Canto Popular.
- TEATRO (Usina Energisa – Sala Vladimir): Mostra de Monólogos e Peças, incluindo O Diário da Mamãe, Lentes da Memória e Corpo Memória.
- ARTES VISUAIS (Usina Energisa – Pátio): Feira de Artes e Exposição (Cerâmica, Desenho, Xilogravura).
📅 DIA 9 – TERÇA
- MÚSICA (Usina Energisa – Café e Bondinho): Apresentações de Ukulele, Teclado, Voz e Violão, Canto Coral e Iniciação Musical.
- LITERATURA (Usina Energisa – Café e Bondinho): Sarau Literário-Dramático, Contação de História e Teatro de Bonecos.
- TEATRO (Usina Energisa – Sala Vladimir): Mostra de Peças, incluindo Jogo no Jogo, O Pescador, o Anel e o Rei, e A Falecida.
📅 DIA 10 – QUARTA (ENCERRAMENTO)
- FOTOGRAFIA/AUDIOVISUAL (Usina Energisa – Sala Vladimir): CINEMA EM LINGUAGENS (16h às 18h), Mostra final dos cinco filmes das turmas (Orientação: Kalyne Almeida e Jailson de Barros).
- MÚSICA (Usina Energisa – Café e Bondinho): Sanfona em Coletivo, Grupos de Violões e Performance de Saxofone.
- LITERATURA (Usina Energisa – Café): Sarau Literário-dramático.
- TEATRO (Usina Energisa – Sala Vladimir): Peças Finais, incluindo Memórias Encenadas e À Espera de Dodó.
- DANÇA (Teatro Ednaldo do Egypto): Espetáculos Frozen e as fadas do gelo (19h30) e Dom Quixote - memórias de um cavaleiro andante (20h30).
Serviço
A Semana de Arte é uma realização do Centro Estadual de Arte da Paraíba (Cearte-PB), com patrocínio da Secretaria de Estado da Educação e apoio da Usina Cultural Energisa, e dos Teatros Lima Penante e Ednaldo do Egypto.