Notícias

Maternidade Frei Damião realiza mutirão de atendimentos para zerar fila de espera por cirurgias eletivas

publicado: 15/04/2023 17h43, última modificação: 15/04/2023 17h43
image_6483441-19.JPG

A Maternidade Frei Damião realizou, neste sábado (15), um mutirão de atendimentos para zerar a fila de espera das pacientes cadastradas na Regulação Estadual e que aguardavam por cirurgias ginecológicas. O atendimento aconteceu no ambulatório da avenida Cruz das Armas e contou com o apoio de 30 profissionais entre médicos, equipe administrativa e de apoio.

De acordo com a coordenadora do ambulatório, Heliane Medeiros, a fila tinha 114 pacientes. “Organizamos o dia para receber todas essas mulheres, muitas oriundas de cidades do interior do estado. Para isso, preparamos um café da manhã e disponibilizamos cinco médicos para realizar esses atendimentos, inclusive com oferta de exames de ultrassonografia para dar celeridade ao processo”, explicou.

Durante todo o dia, das 114 pacientes agendadas, foram atendidas 68. Uma delas é Francisca Pedro de Lima, de 43 anos, residente do município de Conceição de Piancó. Ela conta que há mais de cinco anos aguarda por uma cirurgia de perineoplastia (cirurgia plástica que visa reparar a estrutura do períneo ou do canal vaginal). “Depois de todo esse tempo, foi uma alegria saber que agora vou resolver esse problema. Foi uma noite inteira de viagem, mas a recepção quando chegamos não podia ser melhor, já fiz o atendimento e também a ultrassonografia. Agora vou fazer os exames que faltam para poder marcar a cirurgia”, contou.

A Maternidade Frei Damião tem realizado esforços para ampliar os atendimentos e, consequentemente, oferecer as cirurgias de forma mais rápida e fácil, melhorando a qualidade de vida das paraibanas. Todas as cirurgias que são oferecidas na rotina foram contempladas no mutirão deste sábado, entre elas: laqueadura, histerectomia, ooforectomia (remoção cirúrgica de um ou ambos ovários), retirada de mioma e perineoplastia.