Notícias

Maternidade Frei Damião disponibiliza vacinação contra gripe para colaboradores

publicado: 27/04/2018 00h00, última modificação: 21/05/2019 15h04

A Maternidade Frei Damião, que compõe a rede estadual de saúde, começou nesta sexta-feira (27) a vacinação contra a gripe para os colaboradores da unidade de saúde. A ação que acontece das 9h às 15h e das 18 às 22h terá continuidade na próxima segunda-feira (30). O objetivo da mobilização é imunizar mais de 600 profissionais de saúde que prestam serviço para a Maternidade Frei Damião, Banco de Leite Humano Anita Cabral e o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), antigo Coca.

De acordo com a coordenadora da sala de imunização da maternidade, Malu Bastos, essa é uma excelente oportunidade de cuidar dos profissionais que se dedicam a zelar pela saúde da população. “O objetivo é proteger os funcionários do vírus H1N1 e ofertar uma melhor qualidade e condições de trabalho, já que a maioria passa boa parte do tempo dentro da instituição”, explicou.

A colaboradora do setor de higienização da unidade de saúde, Sandra Araújo, foi uma das primeiras a comparecer ao setor de imunização para aplicar a vacina e defendeu que, “é importante esse olhar e cuidado com os servidores. Diante dos casos suspeitos, a prevenção é o melhor caminho para evitar a gripe e controlar os surtos da doença”.

Campanha 2018 – O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), iniciou na última segunda-feira (23), as atividades da 20ª Campanha de Vacinação contra a Influenza (gripe). A vacina está sendo disponibilizada, inicialmente, para gestantes e trabalhadores de saúde. Para os demais grupos prioritários, a vacinação começa no dia 7 de maio.

Os grupos prioritários definidos para a Campanha Nacional de Vacinação contra influenza neste ano são: indivíduos com 60 anos ou mais de idade; crianças na faixa etária de seis meses a menores de cinco anos de idade (quatro anos, 11 meses e 29 dias); as gestantes e as puérperas (até 45 dias após o parto); os trabalhadores de saúde; os povos indígenas; os grupos portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais; os adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas; a população privada de liberdade; os funcionários do sistema prisional e os professores das escolas públicas e privadas.

Influenza – Infecção viral aguda do sistema respiratório, de elevada transmissibilidade e distribuição global. Um indivíduo pode contraí-la várias vezes ao longo da vida. Em geral, tem evolução autolimitada, podendo, contudo, apresentar-se de forma grave.