Notícias
Maternidade Frei Damião celebra Novembro Roxo com homenagem a mães e bebês prematuros
A Maternidade Frei Damião, que integra a rede hospitalar do Estado, em João Pessoa, realizou, nesta sexta-feira (22), o dia “D” da prematuridade. A data marcou as celebrações do Novembro Roxo, mês dedicado à sensibilização em relação ao nascimento prematuro. A unidade é referência para gestações de alto risco, quando há maior probabilidade do parto acontecer de forma prematura, ou seja, antes das 37 semanas de gestação.
Durante todo o mês, a Maternidade Frei Damião realizou ações para as famílias de bebês prematuros, sobretudo as mães, que permanecem na unidade acompanhando o desenvolvimento dos recém-nascidos que enfrentam os desafios da prematuridade.
As atividades foram iniciadas desde os primeiros dias do mês, com rodas de conversa com a equipe de psicologia; palestras com os fonoaudiólogos; conscientização acerca da doação de leite humano; orientações sobre a garantia dos direitos sociais; oficina shantala, com a equipe de fisioterapia, que ensinou como as mamães podem realizar massagens relaxantes nos bebês e sessão de fotos temáticas, entre outras atividades realizadas também com as gestantes que estão em acompanhamento no ambulatório de alto risco.
Nesta sexta (22), durante o evento oficial em alusão ao novembro roxo, mães e bebês prematuros foram homenageados, além de alguns membros da equipe multiprofissional que acompanham esses pequenos pacientes e suas famílias. Uma das mães foi Estefane Gomes, cujo filho Samuel nasceu com apenas 28 semanas de gestação. “Eu fui acompanhada desde o ambulatório e o cuidado dos médicos e de toda equipe foi muito importante para eu poder estar aqui hoje, com meu filho no colo, esperando os últimos detalhes para poder ir para casa”, conta a paciente. Samuel segue em acompanhamento na unidade Canguru, junto de Estefane, onde o vínculo entre mãe e bebê é fortalecido para acelerar o processo de alta.
A diretora-geral da maternidade, Marcela Tárcia, explica que as ações não se resumem apenas ao mês de novembro, mas que são desenvolvidas durante todo o ano para que a unidade possa alcançar excelência no cuidado aos recém-nascidos, sobretudo os prematuros. “Nos últimos três meses, a maternidade Frei Damião apresentou uma evolução significativa na UTI Neonatal, pois neste período não houve registros de infecção hospitalar, um marco importante para a unidade e para os pacientes atendidos. Além disso, conseguimos reduzir a mortalidade neonatal em 30%, um resultado que reflete o esforço e a dedicação de toda a equipe”, destaca.
Entre as várias atividades realizadas rotineiramente no cuidado aos bebês prematuros, a Maternidade Frei Damião destaca a implementação de medidas que aprimoraram a qualidade do atendimento, como o fortalecimento da comunicação efetiva entre as equipes multidisciplinares, garantindo decisões mais assertivas e personalizadas para cada bebê e o painel de qualidade e assistência neonatal, uma ferramenta que monitora e avalia indicadores em tempo real, possibilitando um alto padrão de cuidado. Além disso, a unidade conta com práticas como extração de leite à beira leito, onde a mãe ordenha o leite que será oferecido imediatamente ao seu bebê, garantindo um leite humano com propriedades intactas, mantendo o valor nutricional e os benefícios para o bebê e o banho de ofurô, uma técnica de relaxamento para os prematuros, entre outros.
A Maternidade Frei Damião tem o selo Hospital Amigo da Criança e da Mulher, concedido a unidades que atuam com práticas de promoção ao aleitamento materno e à saúde integral da criança e da mulher. Conforme o Sistema de Informações sobre Nascidos Vivos (Sisnasc), no ano passado, nasceram mais de 300 mil bebês prematuros no Brasil.