Notícias

Maternidade Frei Damião agiliza atendimento de usuários com cadastro automatizado

publicado: 29/08/2023 10h42, última modificação: 29/08/2023 10h42
1 | 2
2 | 2
WhatsApp Image 2023-08-29 at 09.36.43 (2).jpeg
WhatsApp Image 2023-08-29 at 09.36.43 (1).jpeg

A Maternidade Frei Damião, que integra a rede hospitalar do Estado em João Pessoa, implantou um sistema de atendimento que agiliza o cadastramento de usuários, sobretudo dos acompanhantes. Agora, o atendimento é organizado com fichas que são chamadas por ordem, no painel instalado na recepção principal. Além disso, todo cadastro é realizado em um sistema desenvolvido pela equipe de Tecnologia da Informação (TI) da própria unidade, que possibilita, além do preenchimento de formulário virtual, o registro da imagem do usuário.

A implantação desse sistema faz parte do processo de aperfeiçoamento do atendimento e da assistência prestada aos usuários pelo Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), em suas unidades de saúde, que também inclui aquisição de equipamentos para ampliação dos serviços ofertados.

De acordo com a coordenadora da recepção da Maternidade Frei Damião, Adriana Bezerra, o método atual garante mais segurança para os usuários. “A troca de acompanhantes é sinalizada pelo próprio sistema e ele não permite cadastrar um novo acompanhante sem informar a saída do anterior. Com a imagem do paciente na tela, também é possível facilitar o acesso do usuário todas as vezes que ele precisar entrar na unidade, pois o cadastro só precisa ser feito uma vez, e já fica disponível nas próximas visitas”, explicou.

O sistema também controla todos os itens que ficam acondicionados no guarda-volumes, conectando cada box ao leito em que o paciente se encontra. O coordenador de TI, César Augusto, conta que isso tem impacto tanto para a unidade, quanto para os pacientes. “Criamos esse sistema pensando em facilitar o trâmite sempre que o acompanhante precisar ter acesso aos itens que ficaram no guarda-volumes. O sistema vincula o acompanhante ao leito e ao local exato onde os itens foram guardados. Além disso, no cadastro, são listados os itens que foram deixados sob a guarda da unidade, dando mais segurança aos pacientes”, explica.

O novo sistema possibilitou, de imediato, a economia de papel dentro da maternidade, além de facilitar a rotina de cadastrar e recepcionar o usuário. Também foi possível aumentar a segurança para os pacientes, uma vez que todas as pessoas que entram na maternidade têm suas imagens registradas.