Notícias

Maternidade do Hospital Edson Ramalho fecha 2023 com mais de 18,5 mil atendimentos

publicado: 10/01/2024 17h50, última modificação: 10/01/2024 17h50
1 | 3
2 | 3
3 | 3
Recém-nascidos (2).jpeg
Recém-nascidos (3).jpeg
Recém-nascidos (4).jpeg

O Hospital do Servidor General Edson Ramalho (HSGER) é uma das unidades da rede estadual de saúde que possui o certificado Amigo da Criança pelo Ministério da Saúde, em reconhecimento à assistência de qualidade e humanização do atendimento durante as etapas da gestação, parto e nascimento. Só em 2023, por exemplo, a unidade – que é gerenciada pela Fundação PB Saúde – realizou mais de 18,5 mil atendimentos, entre partos, consultas, procedimentos e vacinas.

De janeiro a dezembro de 2023, foram realizados 2.173 partos, sendo 1.213 partos normais e 960 cesarianas. A unidade também realizou 205 curetagens, procedimento médico recomendado para remover qualquer tipo de tecido do útero. “Acredito que 2023 foi um ano de desenvolvimento e crescimento. Fizemos boas mudanças, alterações de fluxo e não só estamos suportando a demanda existente, que tem sido crescente devido ao aumento da população, mas mantendo o padrão de qualidade no trabalho”, relata a coordenadora de Enfermagem da Maternidade, Jaine Galdino.

Entre as pacientes atendidas na Maternidade está Patrícia Costa, que teve seu bebê, prematuro extremo, com apenas 24 semanas e precisou ficar internado por quase quatro meses.  “Agradeço a Deus todos os dias por ter me trazido aqui. Estávamos no local certo, no momento certo e com as pessoas certas, que me ajudaram a trilhar o caminho da vitória do meu filho”, comemora a mamãe Patrícia.  

Uma das ações de destaque na Maternidade foi a implantação do Ambulatório de Egresso, único do estado que acompanha os bebês desde o nascimento até o terceiro mês de vida, independentemente de ser prematuro ou não. Iniciados em outubro de 2023, os atendimentos realizados no Ambulatório beneficiaram cerca de 840 bebês e, segundo a pediatra responsável pelo Ambulatório de Egresso, Maria Alice, a meta é ampliar cada vez mais o serviço.

“Nossa pretensão é aumentar a equipe e estender o acompanhamento até os 12 meses de vida do bebê. Com o trabalho de uma equipe multidisciplinar, queremos dar o melhor acompanhamento para que estas famílias possam ter mais segurança e para que esses bebês tenham o melhor desenvolvimento possível de acordo com a realidade de cada um”, detalhou a pediatra.

Dentro das melhorias da maternidade, destaca-se, ainda, a implantação da assistência 24 horas no pré-parto, parto e pós-parto. Ao dar entrada na unidade, a gestante é acompanhada por uma equipe de profissionais, em tempo integral, que fornece suporte durante todo o processo. “Estamos prontos para prestar um serviço de excelência nesse momento tão importante que é a chegada de um filho, relatou a coordenadora da Maternidade, Cllaryssa Alapenha.

Assistência neonatal - Cumprindo a missão de auxiliar no desenvolvimento de recém-nascidos, o HSGER também realiza os primeiros exames necessários dos bebês, como o teste do pezinho, do olhinho, da orelhinha e do coração, que podem ser feitos dentro da unidade antes do recém-nascido receber alta.

Ao todo, foram feitos 7.862 testes neonatais em 2023, sendo 1.413 testes do olhinho, 1.904 testes do pezinho, 2.433 testes da orelhinha e 2.112 testes do coraçãozinho. A Maternidade oferece ainda aplicações de vacinas BCG e hepatite. De janeiro a dezembro de 2023, foram aplicados 4.317 imunizantes em bebês nascidos na unidade.

“Somamos esforços e garantimos grandes e excelentes melhorias não só para a unidade como para a população. No ano de 2024 nos aprofundaremos em mais melhorias para assim garantir excelência no atendimento”, pontuou Ilara Nóbrega, diretora de Assistência à Saúde da PB Saúde.

A maternidade do Edson Ramalho possui USG obstétrica de urgência, sala pré-parto com acompanhamento multiprofissional, inclusive com fisioterapia 24h, auxiliando nos momentos que antecedem o parto, com ginástica laboral, para as mamães que terão parto normal; além do Posto de Coleta de Leite Humano (PCLH), que funciona ininterruptamente, orientando  em tudo que diz respeito à amamentação, inclusive depois da alta, seja com a pega correta do bebê na hora de se alimentar, como também coleta em domicílio para as mamães que têm excedente e desejam doar. 

Sobre a Maternidade - A estrutura da Maternidade do HSGER inclui, ainda, o alojamento conjunto, onde as mães ficam junto com seus bebês após o parto, até a alta hospitalar. Já para os bebês que nascem prematuros ou necessitam ficar na UTI, as mães recebem acompanhamento multiprofissional e estadia na Casa das Mães Amor e Vida, enquanto seus filhos não podem ir para casa. Inaugurada em 2012, a Casa das Mães é uma extensão da UTI Neonatal, que visa oferecer um atendimento humanizado às mães, principalmente as que moram no interior e precisam estar perto dos recém-nascidos para dar toda a assistência que necessitam.