Notícias

Mais de sete mil transfusões são realizadas em 2018 no Hospital de Trauma de João Pessoa

publicado: 15/01/2019 23h00, última modificação: 09/05/2019 19h25

O Hospital Estadual de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena, em João Pessoa, é a unidade de saúde que mais consome bolsas de sangue oriundas do Hemocentro, em virtude de ser um hospital de urgência e emergência. Para se ter uma ideia, em 2018, foram realizados mais de sete mil transfusões na unidade de saúde, uma média mensal de 600 bolsas, entre sangue, plasmas e plaquetas, além de outros derivados. Segundo a agência transfusional da instituição, julho (695) e agosto (761), foram os meses em que a demanda foi mais alta.

Para a coordenadora da Agência Transfusional do Hospital de Trauma, Roseneide Pontes, o maior problema é a reposição de estoque. “Nossa reposição ocupa uma média entre 40% a 50%, e, por ser um hospital de emergência precisaria de um esforço maior das famílias na questão da reposição do sangue que é utilizado, por isto, realizamos diariamente capacitação interna destes doadores, através do Serviço Social. Precisamos sempre ter uma reserva de estoque, já que as cirurgias de emergências são imprevisíveis, por exemplo, há pacientes que necessitam tomar 20 bolsas de sangue durante uma única cirurgia”, ressaltou.

O Hemocentro é o principal fornecedor de bolsas de sangue e hemoderivados da unidade hospitalar, e devido às festividades do Natal e Ano Novo, além das férias escolares, atualmente apresenta um baixíssimo estoque de sangue. De acordo com Roseneide, a população precisa criar o hábito de doar sangue e entender que este gesto pode salvar vidas. “Nossa preocupação é com a próxima festividade, que é o Carnaval, quando geralmente aumenta a demanda, por tanto, convoco os doadores de carteirinha e a população geral para doação de sangue”, frisou.

A doação de sangue é 100% voluntária e não causa prejuízos ao seu organismo. Em uma única doação é possível salvar até quatro vidas, uma vez que o material é separado em diferentes hemocomponentes: concentrado de hemácias (glóbulos vermelhos), concentrado de plaquetas, plasma e crioprecipitado que podem ser utilizados em diversas situações clínicas.

Se você deseja ser um doador é só comparecer no Hemocentro das 7h às 18h de segunda à sexta, ou nos sábados das 7h às 17h, em João Pessoa e no interior do Estado, com um documento oficial com foto. Outros requisitos básicos são: Não estar em jejum; Ter entre 16 a 60 anos; Pesar no mínimo 50 kg; Estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas); Estar em boas condições de saúde. O intervalo para doação é: homens (60 dias): até 4 doações por ano. Já as mulheres (90 dias): até 3 doações por ano.

Agência Transfusional - Agência Transfusional do Hospital de Trauma recebe sangue e hemocomponentes oriundos do Hemocentro. Ela é formada por uma equipe de 14 técnicos de enfermagem, seis bioquímicos, sete enfermeiros e quatro hematologistas, que são capacitados para grandes emergências.