Notícias
Mais de 7 mil paraibanos realizam as provas do Encceja 2024 neste domingo
A aplicação do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) acontece neste domingo (25). Na Paraíba, foram montados 21 locais de aplicação, distribuídos nos municípios de João Pessoa, Campina Grande, Patos, Sousa e Cajazeiras, atendendo a 7.159 inscritos. A prova é uma iniciativa do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), em parceria com a Secretaria de Estado da Educação da Paraíba, sob a coordenação logística da Fundação Getúlio Vargas (FGV).
A aplicação do Encceja será dividida em dois turnos. Pela manhã, os portões abrirão às 7h e fecharão às 7h45, conforme o horário local, com o início das provas às 8h e término ao meio-dia. No turno da tarde, os portões abrirão às 13h30 e fecharão às 14h15, sendo as provas aplicadas das 14h30 às 19h30. É fundamental que os participantes respeitem rigorosamente os horários de entrada, pois não será permitida a entrada nos locais após o fechamento dos portões. “Com a realização dessas provas, mais de sete mil pessoas terão a oportunidade de retomar seus estudos e buscar a certificação que abrirá novas perspectivas de futuro”, afirmou o secretário de Estado da Educação, Wilson Filho.
O Encceja é composto por quatro provas objetivas e uma redação. Os conteúdos abordados variam conforme o nível de certificação buscado: para o ensino fundamental, as provas da manhã contemplarão Ciências Naturais e Matemática, e, à tarde, as disciplinas de Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física, História e Geografia, além da Redação. No caso do ensino médio, as provas matutinas serão de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, e Matemática e suas Tecnologias, enquanto no período vespertino serão aplicadas as avaliações de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Redação, e Ciências Humanas e suas Tecnologias.
O Encceja é uma oportunidade oferecida pelo Inep desde 2002, destinada a jovens e adultos que não concluíram os estudos na idade apropriada. A participação no exame é voluntária, gratuita e visa à certificação tanto do ensino fundamental quanto do ensino médio, abrindo portas para a continuidade dos estudos e inserção no mercado de trabalho.
Os resultados do exame são utilizados pelas secretarias de educação e institutos federais para certificar os participantes nos níveis de ensino pretendidos. Além disso, o Encceja estabelece uma referência nacional para a avaliação e para o desenvolvimento de políticas públicas voltadas à melhoria da educação de jovens e adultos. O exame ainda possibilita a criação de indicadores que auxiliam na análise e avaliação da qualidade do sistema educacional brasileiro, desempenhando um papel importante para o aprimoramento dessa modalidade de ensino.