Notícias
Mais de 300 pessoas participam do Seminário Nacional de Ouvidorias na Paraíba
Mais de 300 pessoas participaram do Seminário Nacional de Ouvidorias 2024 realizado no auditório do Centro Cultural Ariano Suassuna, em João Pessoa, nestas terça e quarta-feira (4 e 5). A experiência, relatada como enriquecedora por vários ouvidores, aconteceu pela primeira vez na Paraíba.
A iniciativa da Controladoria Geral da União (CGU) juntamente com o Governo da Paraíba, por meio da Ouvidoria Geral do Estado, contou com a participação de outras instituições, a exemplo da Controladoria Geral do Município, do Fórum Paraibano das Ouvidorias Públicas e Privadas e o Tribunal de Contas do Estado. O objetivo foi abordar temas relevantes para trocar experiências e aprimorar o serviço público.
Participaram do evento ouvidores da rede pública e privada, além de autoridades nacionais, estaduais e municipais. Na oportunidade, foram discutidos temas como o tratamento quanto a denúncias de assédio, a humanização no atendimento, como conduzir conversas difíceis, a construção da Carta de Serviços, entre outros.
A ouvidora geral da CGU, Ariana Frances, afirmou estar bastante satisfeita com o resultado do Seminário. “Deu para perceber o quanto as pessoas gostaram do encontro, trouxeram suas dúvidas e são nessas trocas de experiências que a gente se aprimora, que reabastece as energias para seguir fazendo melhor o nosso trabalho. Foi muito importante contar com a parceria do estado da Paraíba”, destacou.
André Motta de Almeida, ouvidor geral do Estado da Paraíba, falou da satisfação em ter recepcionado o evento. “Sem sombra de dúvidas, foi o maior Seminário Nacional de Ouvidoria que já tivemos no nosso país. Congregamos aqui, entre oficinas e painéis, o que há de melhor nas temáticas relativas a ouvidorias, que têm um papel fundamental para a construção de uma sociedade mais democrática, mais transparente e participativa. A Ouvidoria Geral do Estado está muito feliz de ter recepcionado este encontro”.
Para Jucilene Maria Paulo, ouvidora adjunta da Companhia de Água e Esgoto do Ceará, que anualmente participa do Seminário, foi um momento muito rico de conhecimento e partilhas. “A questão do atendimento humanizado mesmo, como vimos aqui, é preciso ser tratada, conversada. Foi um momento enriquecedor”, destacou.