Mais de 21 mil estudantes vão participar do Concurso de Redação do Se Liga no Enem Paraíba

publicado: 02/03/2020 11h14, última modificação: 02/03/2020 11h14

Em menos de duas semanas, 21.638 estudantes da Rede Estadual de Ensino se inscreveram no Concurso de Redação do Programa Se Liga no Enem Paraíba, promovido pela Secretaria de Estado da Educação e da Ciência e Tecnologia da Paraíba como preparação dos alunos para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). A competição entre os alunos da 3ª série do ensino médio vai premiar as melhores redações produzidas pelos estudantes.

Ao todo, 343 escolas de todas as 14 Gerências Regionais de Ensino tiveram alunos inscritos. A Escola Cidadã Integral Técnica Claudino Pinheiro, que fica em Cajazeiras, no Sertão do Estado, foi a que mais se destacou no número de inscrições, com um total de 460 estudantes inscritos. Em segundo lugar, aparece a Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professor Orlando Cavalcanti Gomes, de João Pessoa, com 371 estudantes inscritos.

O concurso de redação será realizado em quatro etapas, com um tema por bimestre voltado para os alunos que irão prestar o Enem. Os vencedores do concurso ganharão medalhas e certificados. Já as escolas vão ser premiadas com troféus. A competição visa valorizar e estimular a criatividade, o raciocínio, a leitura e o desenvolvimento da linguagem escrita em Língua Portuguesa.

O programa - O Se Liga No Enem é um programa do Governo do Estado da Paraíba criado em 2018 que atua em vários formatos. O ‘Se Liga No Enem Festival’ promove eventos de revisão festivos aos sábados em todas as 14 Gerências Regionais de Ensino. Já o ‘Se Liga No Enem Revisão’ disponibiliza aulas de revisão à noite para alunos que concluíram o ensino médio na Rede Estadual e para matriculados na 3ª série. O programa ainda conta com o ‘Núcleo de Redação’, com produção de uma redação por mês simultaneamente em todo o estado, além dos ‘Simulados’, com realização de dois simulados por ano, um em maio e outro em agosto, dentro das competências e habilidades do Enem.