Notícias

Maio Cigano: João Azevêdo reforça compromisso e ações do governo para as comunidades tradicionais da Paraíba

publicado: 31/05/2021 20h44, última modificação: 31/05/2021 20h44
1 | 3
Fotos: José Marques
2 | 3
3 | 3
DSC_8064~2.JPG
DSC_8023.JPG
DSC_8093~2.JPG

O governador João Azevêdo participou, nesta segunda-feira (31), de live promovida pelo Ministério Público Federal da Paraíba (MPF-PB) alusiva ao Maio Cigano, ocasião em que foram entregues projetos de regularização fundiária e de intermediação de políticas públicas aos povos e comunidades tradicionais, desenvolvidos com os ranchos ciganos do município de Sousa, no Sertão da Paraíba. Na oportunidade, o chefe do executivo estadual reafirmou seu respeito e o compromisso da gestão estadual com os povos ciganos e com a garantia de ações efetivas para promover a igualdade de oportunidades. 

O gestor fez uma prestação de contas das iniciativas do Governo da Paraíba voltadas para os povos ciganos em diversas áreas. “Temos incentivado a geração de emprego e renda, a inclusão produtiva por meio de Empreender, estimulamos o esporte, a cultura, ações de segurança alimentar, levando serviços de assistência, de cidadania e fomentando as economias locais”, frisou. 

Ele também destacou as ações na área da educação. “Investimos na política de alfabetização dos jovens e adultos e estamos com projeto para valorizar e resgatar a língua chibi, a partir do convite às pessoas mais velhas para darem aulas aos jovens ciganos da rede estadual”, comentou.

João Azevêdo ainda evidenciou ações implementadas pelo governo para contemplar mulheres, negros, indígenas, povos de terreiro, LGBTQI+ e comunidades tradicionais. “Em pouco mais de dois anos, implementamos a Patrulha Maria da Penha, que será expandida para mais 106 municípios, e o Centro da Igualdade Racial João Balula, que tem o objetivo de contribuir para a redução das desigualdades raciais e incentivar a equidade”, falou. 

 

Por fim, ele reforçou o trabalho da gestão estadual em políticas públicas que garantam justiça social. “Nós acreditamos firmemente que esse caminho nos permitirá construir um futuro diferente, fortalecendo políticas públicas que asseguram o protagonismo e os direitos de quem preserva suas origens, histórias, lutas e conquistas”, finalizou. 

 

A solenidade contou com a participação do procurador do MPF-PB, José Godoy; do subprocurador-geral da República, Luciano Maia; do prefeito de Sousa, Fábio Tyrone; de auxiliares do governo do estado; dentre outras autoridades.