Maio Amarelo: Detran-PB participa de Audiência Pública na Câmara Municipal de Campina Grande

publicado: 30/05/2024 09h52, última modificação: 30/05/2024 09h53
WhatsApp Image 2024-05-29 at 20.11.44 (1).jpeg
WhatsApp Image 2024-05-29 at 20.11.44.jpeg
WhatsApp Image 2024-05-29 at 20.11.45 (1).jpeg
WhatsApp Image 2024-05-29 at 20.11.46.jpeg

Uma Audiência Pública promovida pela Câmara Municipal de Campina Grande, nessa quarta-feira (29), marcou o encerramento do Movimento Maio Amarelo na Paraíba, coordenado pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PB). A solenidade contou com a presença do superintendente Isaías Gualberto, além de representantes de órgãos ligados ao Sistema Nacional de Trânsito, concluindo essa etapa da campanha que tem como finalidade alertar para o alto índice de vítimas de acidentes nas vias e rodovias.

Com o tema “Paz no trânsito começa por você”, a campanha do Detran-PB alcançou cerca de 3 mil de pessoas em todo o estado, por meio de mais de 20 ações educativas em vias públicas, palestras em escolas e em entidades de classe. O principal foco das atividades foi voltado aos motociclistas, responsáveis pelo maior número de sinistros, inclusive com vítimas fatais. Em 2024 o movimento completou 11 anos de criação e, assim como nas edições anteriores, o objetivo foi envolver a sociedade em atividades sobre a segurança no trânsito.

Na abertura da sessão, o vereador Renan Maracajá destacou a pluralidade da iniciativa que leva a refletir sobre a responsabilidade de cada um no trânsito. “Precisamos promover ações que garantam a segurança de todos, para diminuir o impacto causado pelo número de vítimas. Então, o Maio Amarelo surge como farol em prol de um trânsito mais seguro, que nos inspira a valorizar a vida em todas as suas dimensões. Vamos transformar essa realidade, para que o trânsito não seja motivo de medo, mas de segurança”, enfatizou.

Na solenidade, o superintendente Isaías Gualberto parabenizou a Câmara Municipal de Campina Grande pela iniciativa humanitária e de fundamental importância para salvaguardar a vida dos campinenses e paraibanos. “O Brasil só vai para frente se andar junto com os projetos de educação. Este ano, o Detran já alcançou mais de 25 mil pessoas através das ações de educação para o trânsito. Quero saudar os servidores por esse trabalho, por meio desses dois pilares: educação e fiscalização”, destacou.

Para ele, essas ações são de fundamental importância. “Oitenta por cento de todas as vítimas de sinistros de trânsito são ocupantes de motocicletas. No ano passado, foram 788 mortes no trânsito, sendo 70% de motociclistas”, lembrou Isaías Gualberto, ressaltando a importância do decreto que criou o programa “Paraíba pela paz no trânsito”, que tem como objetivo principal a redução da mortalidade no trânsito da Paraíba. “Estamos trabalhando com todas as esferas, para identificar as causas desses sinistros, os motivos e onde estão ocorrendo, a fim de intensificar o trabalho com base nesses dados”, concluiu.

O chefe da Ciretran de Campina Grande, Renato Maracajá, enfatizou que o Maio Amarelo é o mês em que os órgãos tentam alertar sobre os riscos e quanto aos números altíssimos de lesões e mortes no trânsito, seguindo determinações do Pnatrans. “E nós estamos engajados nessa luta, não apenas no mês de maio. Em conjunto com outros órgãos de trânsito, estamos atuando nas escolas, instituições e empresas, para atingir a população dos 223 municípios da Paraíba, a fim de alcançar os jovens, em especial, mudando a cultura de infringir as leis de trânsito. É um trabalho exaustivo, mas essencial”.

Além dos vereadores da Casa de Félix Araújo, a Audiência Pública contou com a participação do chefe da Delegacia da Polícia Rodoviária Federal (PRF) de Campina Grande, Jocênio Braga; do comandante da Companhia de Policiamento de Trânsito (CPTran), major Ralisson Andrade; do superintendente de Trânsito e Transportes Públicos (STTP) de Campina Grande, Vitor Ribeiro; do diretor do Sest/Senat, Davi Vale; da coordenadora de Educação para o Trânsito do Detran-PB, Ariana Nogueira, além de agentes da Operação Lei Seca e de servidores da 1ª Ciretran.