Livraria A União lança a antologia “Luzia Teresa: Um rio na ponta da língua”, com poemas e contos escritos por mulheres paraibanas

publicado: 27/08/2024 14h21, última modificação: 27/08/2024 14h21

A Livraria A União, da Empresa Paraibana de Comunicação (EPC), vai lançar nesta sexta-feira (30) a antologia “Luzia Teresa: Um rio na ponta da língua”, uma coletânea de textos selecionados no I Concurso Literário Luzia Teresa, projeto fomentado pela Lei Paulo Gustavo, por meio do Governo do Estado da Paraíba, idealizado e coordenado pela professora e escritora Jennifer Trajano. O evento será às 19h, na sede da Livraria, localizada no térreo do Espaço Cultural José Lins do Rego, em João Pessoa.

O livro é composto por 43 autoras, sendo 27 contos e 16 poemas produzidos exclusivamente por mulheres paraibanas, que passaram pela curadoria das escritoras paraibanas Isabor Quintiere (contos) e Débora Gil Pantaleão (poemas). O concurso homenageia a guarabirense Luzia Teresa, considerada a maior contadora de histórias da América Latina e ainda pouco conhecida no estado paraibano.

Nascida em Guarabira, em 1909, Luzia Teresa deu vida com sua voz a mais de 242 histórias, registradas ao longo de cinco exemplares. Desses, três foram publicados pela Thesaurus Editora, de Brasília, e dois permanecem inéditos e integram o acervo do Núcleo de Pesquisa e Documentação da Cultura Popular (Nuppo) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), reunidos por meio de gravações realizadas por Altimar Pimentel, jornalista, historiador, teatrólogo e folclorista brasileiro.

De acordo com a escritora Jennifer Trajano, idealizadora do Concurso, o reconhecimento nacional do legado de Luzia Teresa, no entanto, foi ofuscado, seja pelo fato de ser uma mulher, seja por ser oriunda do interior paraibano. “Realizar um concurso literário em homenagem à Luzia Teresa é, além de tudo, uma forma de valorizar a cultura popular, pois Luzia era analfabeta e encantava as pessoas contando diversas histórias. Esse concurso buscou e busca valorizar e difundir a literatura paraibana produzida por mulheres”, afirma Jennifer.

A escritora diz ainda que “uma antologia assim também é uma maneira de estimular a formação de leitores de literatura produzida por mulheres paraibanas e também possivelmente colaborar com práticas de leitura em sala de aula envolvendo textos literários de mulheres paraibanas. Espero que o lançamento seja lindo, como foi todo o processo de organização; que as pessoas busquem sobre Luzia Teresa e se interessem pelos textos das autoras”.

Programação do lançamento – A programação vai contar com falas de Jennifer Trajano e Lua Lacerda. Jennifer Trajano é paraibana, natural de João Pessoa – PB, professora de língua portuguesa, revisora textual, mestra em Letras pela UFPB e autora dos livros "Latíbulos" (Escaleras, 2019), “Diga aos brancos que não vou” (Urutau, 2021) e “Pequenas Ampulhetas” (Autopublicação, 2023). Já publicou em algumas antologias poéticas nacionais e internacionais. Atualmente, é idealizadora e coordenadora do I Concurso Literário Luzia Tereza 2024 (Lei Paulo Gustavo PB).

Lua Lacerda escreveu a orelha do livro e fará a apresentação da obra. É jornalista e escritora, autora de dois livros de poesia: Redemunho (2019, Editora UFPB) e Ultramar (2023, Editora da União). Mestranda em Comunicação, é também uma das organizadoras da antologia “Ritos e versos para o fim do mundo”, que reúne parte da literatura feminina produzida no Sertão da Paraíba.

As escritoras que tiveram maior destaque em cada categoria farão as leituras das suas produções. Na categoria ‘Contos’, Rayssa Medeiros e Rebeka Fernandes Corteza; e na categoria ‘Poemas’, Ceiça Cirilo e Beatriz Frederico.

Haverá apresentação de voz e violão de Vitória Ohara e Chico Mello.

Serviço

Lançamento do livro: “Luzia Teresa: Um rio na ponta da língua” – antologia do I Concurso Literário Luzia Teresa

Data: sexta-feira (30/08)

Hora: 19h

Local: Livraria A União -  térreo do Espaço Cultural José Lins do Rego - R. Abdias Gomes de Almeida, 800 - Tambauzinho, João Pessoa-PB.

Preço do livro: R$ 50,00