Notícias

Lives da Semana Nacional de Trânsito do Detran-PB tiveram mais de 1.000 visualizações por dia

publicado: 28/09/2020 11h30, última modificação: 28/09/2020 11h30

No balanço realizado por meio de mapas de desempenho das transmissões, a direção do Departamento Estadual de Trânsito observou que as lives promovidas pelo órgão, do dia 18 a 25 deste mês, em celebração à Semana Nacional de Trânsito, tiveram um alcance de mais de 1.000 pessoas diariamente. Os eventos foram transmitidos pelas redes sociais do Detran-PB.

Com o tema “Perceba o risco, proteja a vida!”, por conta da pandemia do novo coronavírus toda a programação foi desenvolvida por meio de lives diárias. A solenidade de abertura foi presidida pelo superintendente Agamenon Vieira e prestigiada pelo diretor-geral do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), Frederico Carneiro, e pela presidente da Associação Nacional dos Detrans (AND), Larissa Abdalla.

Na sua avaliação, o superintendente Agamenon Vieira destacou que, “apesar do novo formato imposto pela pandemia, o Detran-PB não poderia deixar de provocar esse debate em torno da violência e do número de acidentes ainda tão constantes nas vias e rodovias da Paraíba, usando a mídia e a tecnologia para entrar nas casas dos paraibanos através das suas redes sociais”.

Assim, várias palestras foram transmitidas, com a finalidade de sensibilizar a população, a fim de diminuir esse quadro de imprudência dos condutores de veículos, que tem resultado em mais de 40 mil mortes e mais de 500 mil sequelados por ano.

Todos os debates contaram com a mediação da coordenadora de Educação de Trânsito do Detran-PB, Ana Paula Buzetto, que agradeceu a presença de todos e destacou o tema, “tão caro e tão importante para nós que trabalhamos em prol de um trânsito mais humano e mais seguro”. Na sua avaliação, a SNT foi bastante produtiva, com uma boa participação do público, e com representantes que se destacam pelo seu trabalho no sentido de alertar e minimizar o número de mortos e sequelados provenientes de acidentes de trânsito.

Ao longo da programação de abertura da SNT, na sexta-feira (18), também participaram dos debates o secretário da Segurança e da Defesa Social, Jean Nunes; o diretor técnico do Hospital de Trauma de João Pessoa, Luiz Gustavo Correia; o superintendente da Polícia Rodoviária Federal na Paraíba, Carlos André; o presidente do Conselho Estadual de Trânsito, Carlos Pereira; a capitã Alecsandra Santiago, representando o Batalhão de Policiamento de Trânsito, e o presidente do Sindicato dos Centros de Formação de Condutores, Claudionor Fernandes.

Na segunda-feira (21), Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência, o Detran-PB deu  sequência na programação com uma live sobre o tema “Vulnerabilidade e fragilidade no trânsito: registros e relatos de experiência”, com a participação do médico Laecio Araújo, diretor geral do Trauma de João Pessoa; de Gerlane Carvalho, coordenadora Estadual do Programa Vida no Trânsito; de Carolina Vieira,  coordenadora Executiva do Fórum Paraibano da Pessoa com Deficiência,  e de Manoel Soares Neto, gerente da Controladoria Regional de Trânsito.

Na terça-feira (22), data em que foi celebrado o Dia Mundial sem Carro e Dia Internacional da Carona Solidária, a live discutiu o tema “Limites e possibilidades para uma mobilidade humana”, com a participação de Ricácio Cruz, psicólogo especialista em Psicologia do Trânsito e membro do Conselho Estadual de Trânsito da Paraíba; de Odair de Moraes Junior, instrutor do SEST SENAT, e de Rayssa Nayalla de Brito, professora de pilotagem de bicicleta, personal trainer e turismóloga.

Já na quarta-feira (23), quando foi celebrado o Dia Nacional dos Agentes de Trânsito, o Detran deu sequência na programação da Semana Nacional de Trânsito com uma live que abordou o tema “A Operação Lei Seca na Paraíba”, com a participação do major Edmilson Castro, coordenador de Policiamento e Fiscalização de Trânsito do Detran-PB; Michelle Gonçalves, agente de trânsito da Lei Seca, e Wilham Alves, também agente de trânsito da Lei Seca.

Na quinta-feira (24), o Detran apresentou uma live sobre o tema “Ações educativas voltadas para um trânsito mais seguro na Paraíba”, com a participação de Cledson Augusto Ferreira, chefe do Grupo de Educação para o Trânsito da PRF-PB; do engenheiro Fleming Cabral, gerente executivo de Transportes do DER-PB; Antônio Coelho, coordenador de Educação para o Trânsito da STTrans/Patos e presidente da AGTBrasil; Clément Vialle, coordenador de Mobilidade e Trânsito na Secretaria de Planejamento do município de Conde; Gervana Olacio, chefe do Setor de Logística do BPTran; Sanderson Cesário, agente de Mobilidade e Diretor de Operações da Semob-JP, e Luiz Carlos, coordenador da ONG Etev.

Na sexta-feira (25), Dia Nacional do Trânsito, o Detran encerrou a programação da SNT com uma live que abordou o tema “Comportamentos para uma pilotagem segura no trânsito”, que contou com a participação do superintendente do Detran-PB, Agamenon Vieira; de Bernadino Marcelino, instrutor e consultor de trânsito, e de Diana Cavalcanti, motociclista e motoclubista.