Laboratório do Hospital Regional de Guarabira passa a realizar teste do pezinho

publicado: 02/08/2024 16h28, última modificação: 02/08/2024 16h28
Laboratório do Hospital Regional de Guarabira passa a realizar teste do pezinho (1).jpg
Laboratório do Hospital Regional de Guarabira passa a realizar teste do pezinho (2).jpg

O laboratório do Hospital Regional de Guarabira (HRG), unidade da rede estadual de saúde e gerenciado pela Fundação Paraibana de Gestão em Saúde (PB Saúde), começou a realizar o teste do pezinho. Antes, o exame era realizado no bloco administrativo da unidade hospitalar.

A mudança de local visa proporcionar um melhor acesso às mães que precisam levar seus bebês para fazerem o teste, utilizado para o diagnóstico precoce de diversas doenças em bebês recém-nascidos. De janeiro até julho deste ano, foram realizados 219 testes, que corresponde a uma média de 31 exames mensais.

O serviço acontece em parceria com o Banco de Leite Humano Merijane Claudino da Silva. A enfermeira Franciclea Trindade, que atua no Banco de Leite e responsável pelo teste do pezinho, alertou sobre a importância do exame e destacou o período ideal no qual deve ser realizado.

“Preferencialmente, entre o terceiro e quinto dia de vida do recém-nascido, podendo se estender até o oitavo dia. Fazer o teste dentro deste período é muito importante para que todos os tipos de doenças sejam detectadas e, a partir daí, o bebê possa ser encaminhado para o tratamento adequado, caso seja necessário”, explicou.

Com a mudança de local, também houve alteração nos dias e horários. Agora, o horário de atendimento é nas terças e quartas-feiras, das 13h às 15h30. Para agendar o exame do seu filho, a mãe ou responsável pode enviar mensagem via aplicativo WhatsApp pelo número 3271-2083.