Notícias

Laboratório de análises clínicas agiliza atendimento no Hospital de Trauma de João Pessoa

publicado: 16/02/2024 11h07, última modificação: 16/02/2024 11h07

Os exames de análises clínicas são essenciais para que seja feito o diagnóstico do paciente e definir o tratamento mais assertivo, além de auxiliar no acompanhamento da evolução clínica. Por isso, o Hospital Estadual de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena, unidade do Governo da Paraíba em João Pessoa, conta com um laboratório de análises clínicas próprio, o que garante mais agilidade, segurança e qualidade no atendimento aos pacientes.

Segundo a coordenadora do Laboratório, Francisca Estrela, o equipamento atende a todos os setores, 24 horas por dia. “Buscamos sempre a excelência, rapidez e agilidade na realização de nossos exames, pois sabemos que o resultado vai proporcionar um melhor diagnóstico aos nossos pacientes”, frisou. 

O laboratório também tem um setor de microbiologia, onde são realizadas as culturas, exames que norteiam o diagnóstico de doenças infecciosas e a utilização de sensibilidade aos antibióticos. Uma bactéria clinicamente importante é isolada e identificada nesse setor técnico. São exemplos, a cultura de urina, hemoculturas, orofaringe e secreções.

A coordenadora explicou ainda que, no Hospital de Trauma, o paciente tem as amostras biológicas recolhidas por um profissional habilitado que vai manipulá-las e armazená-las adequadamente. Em seguida, elas são encaminhadas para os setores relacionados no laboratório, onde são analisadas para, ao final, ser emitido um laudo diagnóstico. 

Serviço – O Laboratório de Análises Clínicas da unidade de saúde conta com 25 funcionários, dos quais sete técnicos de laboratórios, sete técnicos de enfermagem, quatro farmacêuticos bioquímicos e sete biomédicos.

Somente no ano passado, o laboratório realizou 387.718 exames, uma média de 32 mil exames mensais. Os mais solicitados foram: Hemograma, Glicose, Potássio, Contagem de plaquetas, Creatinina, Sódio, Ureia, Magnésio, Cálcio e Fósforo.