Notícias

Jucep debate situação da tradução juramentada em sessão na Assembleia

publicado: 05/09/2019 19h52, última modificação: 05/09/2019 19h52
1 | 3
Fotos: Walter Rafael
2 | 3
3 | 3
dep joao goncalves_foto walter rafael.JPG (5).JPG
simao almeida pres da junta comercial_foto walter rafae (1).JPG
_foto walter rafael.JPG (1).JPG

A necessidade da realização de concurso público para tradutor juramentado foi discutida, nesta quinta-feira (5) à tarde, pela Junta Comercial do Estado da Paraíba (Jucep), durante sessão especial na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB). A medida, segundo o presidente do órgão, Simão Almeida, iria suprir uma defasagem de pelo menos 20 anos. 

Durante a sessão, proposta pelo deputado João Bosco Carneiro, Simão Almeida explicou a importância do tradutor juramentado para a sociedade, destacando a necessidade da realização de concurso público. "A lei diz que cabe à Junta Comercial nomear esses tradutores para atuarem legalmente, com tradução reconhecida oficialmente, e a Paraíba vai realizar concurso público para suprir essa defasagem há mais de 20 anos", afirmou.

De acordo com Simão Almeida, já há um Termo de Cooperação Técnica com o Tribunal de Justiça da Paraíba. "Há ainda um estudo para a formação de um consórcio para a realização do concurso entre a Paraíba e os estados de Pernambuco e Rio Grande do Norte", acrescentou. 

A secretária-geral da Jucep, Fátima Ventura, ressaltou a importância dos tradutores juramentados, principalmente por conta do momento econômico vivido pelo Estado. "A Paraíba está abrindo novos horizontes, com a instalação de novas empresas internacionais por conta do estaleiro. Então, cada vez mais o Estado vai precisar de tradutores juramentados, e o concurso vem exatamente para suprir essa demanda", disse. 

Participaram ainda da Sessão Especial o secretário de Estado da Articulação Política, João Gonçalves, que representou o governador João Azevêdo; o presidente da Associação Brasileira dos Pesquisadores em Tradução, Roberto Carlos de Assis; Yuri Paiva, presidente da Agência UFPB de Cooperação Internacional, entre outras autoridades.