Jornada Paraíba Produtiva de Pocinhos estimula produção da caprinocultura

Pocinhos2 29-11.jpg
Pocinhos3 29-11.jpg
Pocinhos4 29-11.jpg

O Governo da Paraíba, por meio da Empresa Paraibana de Pesquisa, Extensão Rural e Regularização Fundiária (Empaer), com a participação da Secretaria de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento do Semiárido (Seafds), em ação conjunta com a Prefeitura Municipal de Pocinhos, promoveu nessa terça-feira (28) a Jornada Paraíba Produtiva na cidade de Pocinhos, quando reuniu produtores rurais do município para troca de experiências, conhecimentos sobre caprinocultura, além de acesso às políticas públicas e outros serviços destinados à melhoria de renda e de qualidade de vida no meio rural.

A programação do evento constou de palestras sobre crédito fundiário, minicurso sobre a criação de caprinos, exposições de tecnologias de convivência com o semiárido. Também aconteceu a emissão da Cadastro da Agricultura Familiar (CAF), atendimento da Defesa Agropecuária, Feira da Agricultura Familiar, Feira de Artesanato e distribuição de raquetes de palma forrageira junto às associações rurais de criadores.

Um estande da Empaer instalado no local da Jornada Paraíba Produtiva de Pocinhos serviu para demonstrar práticas de higiene em ordenha caprina, ocasião em que os agricultores familiares presentes conheceram as tecnologias que estão melhorando o rebanho de caprinos e ovinos no semiárido.

Na ocasião, foi assinado o termo de adesão ao Programa Garantia Safra 2023/2024 por prefeitos e prefeitas da região do Curimataú. O Garantia-Safra é uma ação do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), que tem como objetivo garantir condições mínimas de sobrevivência aos agricultores familiares de Municípios sistematicamente sujeitos à perda de safra por razão do fenômeno da estiagem ou excesso hídrico. O pagamento dos benefícios é assegurado pelo Fundo Garantia Safra, cuja composição se dá de forma compartilhada com as contribuições calculadas em cima do valor do benefício de R$ 1.200. Cada agricultor contribui com R$ 24, correspondente a 2% do valor total. O restante é distribuído entre o município, que arca com R$ 72 por agricultor (6%), o Estado com R$ 144 (12%) e a União com R$ 480 (40%).