João Azevêdo prestigia posse da diretoria da Fetag e destaca importância de parcerias para contemplar a agricultura familiar

publicado: 01/06/2022 15h20, última modificação: 01/06/2022 15h23
Fotos: José Marques
DSC_4838.JPG
DSC_4834.JPG
DSC_4759.JPG
DSC_4887.JPG
DSC_4819.JPG

O governador João Azevêdo prestigiou, nesta quarta-feira (1°), a posse da nova diretoria da Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares da Paraíba (Fetag-PB). O evento ocorreu no auditório da entidade, em João Pessoa, ocasião em que foram reconduzidos para um novo mandato Liberalino Ferreira, como presidente, e Francisco Pereira, como vice-presidente, para o quadriênio 2022-2026.

Na ocasião, o chefe do Executivo parabenizou a diretoria empossada e destacou a importância da parceria e diálogo entre a gestão estadual e a instituição para contemplar os produtores rurais. “A Fetag é muito importante porque faz uma interlocução entre os trabalhadores rurais e o Governo do Estado, tendo como presidente um representante que tem história com a agricultura familiar e compromisso com a categoria que representa, demonstrando sua experiência e conhecimento das demandas, o que é fundamental para vencermos os desafios que enfrentamos no segmento no país”, frisou.

O secretário de estado da Agricultura Familiar e do Desenvolvimento do Semiárido, Bivar Sousa Duda, destacou que as ações desenvolvidas pelo Governo da Paraíba já contemplam mais de 100 mil agricultores familiares. “O projeto IncluirPB, por exemplo, já está em execução em 52 municípios, dialogando diretamente com a agricultura familiar. O programa de desenvolvimento territorial também acolhe demandas dos agricultores para a formalização de políticas públicas, além de ações como o Garantia Safra, distribuição de sementes, raças nativas, PB Rural Sustentável, Procase, que permitem a construção de cisternas, barragens subterrâneas, passagens molhadas e energia solar, chegando a todas as regiões do estado”, comentou.

Por sua vez, o presidente da Fetag, Liberalino Ferreira, destacou os avanços conquistados pela Federação e elencou os novos desafios da gestão. “Hoje nós temos Centros de Treinamento em João Pessoa e Patos, casa abrigo para os trabalhadores que vêm do interior para fazer tratamento de saúde na Capital e iniciamos esse novo mandato com a perspectiva de conseguir mais ações, dentre elas, a efetividade da reforma agrária”, declarou.

A eleição da Fetag-PB aconteceu no dia 13 de abril. A diretoria efetiva da Federação é composta pelo Presidente, Vice-Presidente, Secretária-Geral, Tesoureiro, Secretário de Agricultura Familiar e Agrícola, Secretário de Políticas Sociais, Secretário de Formação, Secretário de Jovens, Secretária de Mulheres, Secretária da Terceira Idade, Delegados e Delegadas e Conselho Fiscal.