Notícias

João Azevêdo prestigia participação de artesãos paraibanos na 21ª Fenearte

publicado: 10/12/2021 20h25, última modificação: 10/12/2021 20h25
1 | 13
Fotos: André Lúcio
2 | 13
3 | 13
4 | 13
5 | 13
6 | 13
7 | 13
8 | 13
9 | 13
10 | 13
11 | 13
12 | 13
13 | 13
Governador visita o 21 FENART (10).JPG
Governador visita o 21 FENART (18).JPG
Governador visita o 21 FENART (17).JPG
Governador visita o 21 FENART (14).JPG
Governador visita o 21 FENART (16).JPG
Governador visita o 21 FENART (13).JPG
Governador visita o 21 FENART (12).JPG
Governador visita o 21 FENART (11).JPG
Governador visita o 21 FENART (9).JPG
Governador visita o 21 FENART (8).JPG
Governador visita o 21 FENART (6).JPG
Governador visita o 21 FENART (4).JPG
Governador visita o 21 FENART (1).JPG

O governador João Azevêdo e a primeira-dama Ana Maria Lins prestigiaram, nesta sexta-feira (10), no Centro de Convenções de Pernambuco, a abertura da 21ª Feira Nacional de Negócios do Artesanato (Fenearte). No evento, sete artesãos da Paraíba, selecionados por meio de edital público, expõem e comercializam peças feitas em macramê, labirinto, madeira, tecelagem e fios.

Participam da Fenearte artesãos dos municípios de João Pessoa, Cabaceiras, São Bento, Caaporã, Campina Grande, Picuí e Juarez Távora. Com o tema “É Festa no Reino da Arte”, a edição deste ano ocorre entre os dias 10 e 19 de dezembro e homenageia o Movimento Armorial e seu idealizador, o escritor e dramaturgo paraibano Ariano Suassuna. 

Na ocasião, o chefe do Executivo estadual ressaltou os investimentos do governo para viabilizar a participação de artesãos em feiras nacionais e assegurar espaços de valorização e fomento à cultura paraibana. “Nesse período de retomada segura das atividades, nossos artesãos têm tido espaços em diversas feiras do país, como as realizadas em Brasília e Minas Gerais, e agora, na Fenearte, em Pernambuco. Recentemente, inauguramos o Centro de Referência da Renda Renascença em Monteiro, entregamos o Museu do Artesanato Paraibano em João Pessoa e vamos realizar o Salão do Artesanato presencial porque entendemos que esse é segmento que valoriza a nossa arte, mas que oportuniza a geração de emprego e renda”, frisou. 

A primeira-dama e presidente de honra do Programa do Artesanato Paraibano (PAP), Ana Maria Lins, comemorou a participação dos artesãos da Paraíba na Fenearte. “É uma alegria enorme acompanhar de perto esse momento de retomada. Apesar de todas as dificuldades que enfrentamos com a pandemia, o PAP promoveu diversas ações, como o Salão do Artesanato virtual e a plataforma digital do Programa para assegurar espaços de comercialização aos nossos artistas. Com o retorno dos eventos presenciais, os nossos artesãos têm a oportunidade de ampliar suas vendas, principalmente, nesse período de final de ano e eu desejo a todos boas vendas”, comentou. 

O governador de Pernambuco e anfitrião do evento, Paulo Câmara, destacou a satisfação  de realizar o evento. “Nós damos a oportunidade ao povo de Pernambuco de fazer uma grande feira e de homenagear o movimento armorial que mostra Ariano Suassuna como sua grande referência e estamos felizes de poder prestigiar tantos artistas que vêm do Nordeste e de outras partes do Brasil e convido todos a virem para que a gente tenha um final de ano de esperança”, disse. 

A organização do Fenearte estima movimentar R$ 40 milhões durante os dez dias de evento que tem na programação desfiles, programação cultural, palestras, tutoriais de práticas artesanais, além de uma vitrine virtual de produtos. No total, serão cerca de cinco mil expositores, distribuídos em 700 espaços, em uma área de 30 mil m². 

A artesã do município de Picuí, Marqueza Macedo, revelou otimismo em relação às vendas na feira. “Essa é a primeira vez que eu participo da Fenearte e estou comercializando biquínis, shorts, suplás e tapetes de crochês. Nós ficamos dois anos sem participar de eventos como esse devido à pandemia, sem poder mostrar o nosso trabalho e essa está sendo uma oportunidade muito grande de poder sair de Picuí para expor a minha produção e estou muito confiante nas vendas”, disse. 

O mesmo sentimento foi compartilhado pela artesã de João Pessoa, Lua Isa. “Eu trabalho com artesanato há 16 anos e estou realizando um sonho que é muito importante para o meu currículo e estou na melhor das expectativas e espero que o público adquira peças de todos, inclusive, as minhas. Essa é uma feira muito conhecida e estávamos ansiosos por esse retorno”, falou.