Notícias

João Azevêdo prestigia formatura de novos profissionais da Escola de Saúde Pública e destaca eficiência da saúde pública na Paraíba

publicado: 28/02/2023 21h23, última modificação: 28/02/2023 22h30
1 | 4
Fotos: Francisco França
2 | 4
3 | 4
4 | 4
Residencia Medica Foto Francisco França secom PB (2).jpg
Residencia Medica Foto Francisco França secom PB (4).jpg
Residencia Medica Foto Francisco França secom PB (5).jpg
Residencia Medica Foto Francisco França secom PB (6).jpg

O governador João Azevêdo prestigiou, na noite desta terça-feira (28), a formatura de 72 profissionais de saúde dos Programas de Residência Multiprofissional e Médica. O evento ocorreu no Teatro Paulo Pontes, no Espaço Cultural José Lins do Rego, em João Pessoa, e também marcou as boas-vindas aos 98 novos residentes que ingressam na Escola de Saúde Pública da Paraíba (ESP-PB).

Na ocasião, o governador João Azevêdo parabenizou os formandos e destacou a importância dos investimentos na qualificação profissional para oferecer um melhor atendimento à população. “Hoje é um dia de celebrar grandes conquistas e a realização de sonhos. Também temos a satisfação de comemorar o cumprimento de mais um compromisso assumido com a criação da Escola de Saúde Pública. Na Paraíba, podemos dizer que o SUS funciona de fato e somos reconhecidos nacionalmente pelo êxito de programas, como o Opera Paraíba que já realizou mais de 35 mil cirurgias eletivas”, frisou.

Ele também destacou os investimentos superiores a R$ 7 bilhões na saúde, com o fortalecimento dos serviços de interiorização. “No estado, temos UTI aérea para os pacientes do SUS, medicamentos e equipamentos, levando a média e a alta complexidade para todas as regiões”, acrescentou.

Os 72 concluintes são dos Programas de Residência Multiprofissional em Saúde Coletiva e Saúde da Criança, do Programa de Residência Uniprofissional em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial, do Programa de Residência Uniprofissional Enfermagem Obstétrica; do Programa de Residência Uniprofissional de Clínica Integrada em Odontologia, e dos Programas de Residência Médica em Anestesiologia, Clínica Médica, Endoscopia Ginecológica, Ginecologia e Obstetrícia, Medicina de Família e Comunidade, Medicina Intensiva, Medicina Intensiva Pediatrica, Neurologia, Ortopedia e Traumatologia, Pediatria e Pré Requisito em Área Cirúrgica Básica. A formatura foi organizada pela ESP/PB juntamente com a Comissão de Residência Médica (Coreme) e a Comissão de Residência Multiprofissional (Coremu).

Aos 98 novatos, além dos cursos citados, a ESP/PB oferecerá, pela primeira vez, os Programas de Residência Multiprofissional em Medicina de Emergência; de Residência Multiprofissional em Neonatologia e de Cirurgia Geral, em Campina Grande, Patos e Cajazeiras.

O secretário de estado da Saúde, Jhony Bezerra, evidenciou a ampliação em mais de 350% no número de vagas nos programas de residência. “A Escola de Saúde Pública promove a qualidade da formação dos profissionais de saúde e a interiorização das residências médicas, uniprofissionais e multiprofissionais, fortalecendo a nossa assistência em cuidado. Esse é um projeto audacioso, que conta com a sensibilidade do governo e vamos avançar ainda mais”, falou.

A diretora geral da ESP/PB, Vanessa Cintra, afirmou que os programas de residência da Paraíba alcançam todos os níveis de assistência do SUS, levando profissionais capacitados e pautados na necessidade da população. “Esse é um momento considerado histórico porque temos visto o aumento no número de pessoas que estão sendo especializadas pelo Governo do Estado. O ganho é para a população, no momento em que a gente consegue formar dentro do ambiente do SUS profissionais especialistas para trabalhar com a saúde da população, a exemplo de médicos cardiologistas, neurologistas e cirurgiões”, falou.

O enfermeiro kleyton Wesllen, destacou seu crescimento profissional após dois anos de residência. “Eu pude conciliar a questão teórica com a prática e tanto pelo espaço dado pela SES, quanto pelas instituições parceiras, tive a oportunidade de absorver as rotinas presentes e sinto que saí da residência com maior segurança no que se refere ao atendimento porque vencemos desafios por meio de uma educação continuada”, comentou.

O mesmo sentimento foi compartilhado pela médica pediatra Maria Luiza Balbino. “Eu fiz a residência de pediatria no Hospital Arlinda Marques e foi muito completa, nos sentimos muito acolhidos desde o primeiro dia, tivemos diversas vivências em áreas como pediatria geral, puericultura, UTI pediátrica e após três anos estamos preparados para o mercado de trabalho e para os novos desafios que estão por vir”, disse.

A ESP já conta, atualmente, com 151 residentes, dos quais, 87 são médicos e 64 da área multiprofissional e disponibiliza 23 programas oferecidos na 1ª Macrorregião de Saúde (João Pessoa) e chega agora no Sertão, Alto Sertão e interior do estado, fortalecendo o processo de formação dos profissionais de saúde.