Notícias
João Azevêdo entrega Central de Abastecimento Farmacêutico e Sala de Situação de Riscos Hidroclimáticos em Campina Grande
O governador João Azevêdo esteve na tarde desta quinta-feira (10), no Hospital de Emergência e Trauma Dom Luiz Gonzaga Fernandes, em Campina Grande, ocasião em que inaugurou a nova Central de Abastecimento Farmacêutico. Na cidade, o gestor também entregou o Espaço de Monitoramento do Sistema de Riscos Hidroclimáticos, da Agência de Gestão das Águas (Aesa). As ações são alusivas ao aniversário de 160 anos de Campina Grande e representam investimentos superiores a R$ 17,4 milhões.
No Hospital de Trauma, o chefe do Executivo estadual entregou a nova Central de Abastecimento Farmacêutico que tem uma área total de 1506,36 metros quadrados e recebeu investimentos de R$ 4,7 milhões na sua implantação.
Na oportunidade, João Azevêdo ressaltou a satisfação de entregar um espaço fundamental para o bom funcionamento do hospital. “Temos um grande volume de medicamentos utilizados todos os dias para garantir um atendimento digno à população e essa nova Central de Medicamentos oferece toda logística para o controle de estoque e para o atendimento dos pacientes. É mais um avanço significativo para a Saúde do Estado e, em breve, vamos ter uma grande central de distribuição em Campina Grande a partir de uma parceria que faremos com os Correios para que os medicamentos sejam enviados para os hospitais diretamente das Centrais, facilitando compras e unificando preços, permitindo avançarmos ainda mais na saúde pública”, explicou.
De acordo com o secretário de Estado da Saúde, Arymatheus Reis, as obras de ampliação garantem uma melhor prestação de serviço à população e se adequam à nova rotina de atendimentos da unidade de saúde. “O Hospital de Trauma vive em constante ampliação. Hoje estamos com cerca de 300 leitos, atendemos uma população de quase 2 milhões de habitantes das 2ª e 3ª macrorregiões e foi necessária a construção de uma nova Central de Abastecimento Farmacêutico, um grande galpão de medicamentos, insumos e materiais hospitalares”, disse.
Monitoramento Hidroclimático - O governador também esteve na Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) onde funciona o Espaço de Monitoramento do Sistema de Riscos Hidroclimáticos da Aesa. O equipamento, resultado de uma parceria com o projeto Cooperar, garante a modernização das ações de monitoramento agrohidrometeorológico e agricultura familiar.
O ambiente foi todo modernizado com a implantação de novos computadores, telão de vídeowall, estações agrometeorológicas e implantação de uma rede de disseminação de informações públicas. Além disso, foram instaladas três estações Agrometeorológicas na Rainha da Borborema, visando estudos de mudanças climáticas e apoio à agricultura.
“A Aesa tem se destacado no Brasil e isso é fruto do trabalho feito pelos nossos profissionais que atuam não só na área da gestão dos recursos hídricos, mas também na área de meteorologia”, destacou o governador João Azevêdo.
O presidente da Aesa, Porfírio Loureiro, destacou que a Paraíba é o único estado do país a disponibilizar um banco de dados gratuito para agricultores e pesquisadores realizarem estudos e tomadas de decisões. “Com a modernização da Sala de Situação e também a implementação do sistema Seira, que monitora riscos agro e climático, vamos ter ferramentas muito mais aprimoradas para o homem do campo, permitindo saber a melhor época para o plantio, a melhor cultura para ser plantada na região, previsões de chuvas e dados de umidade do solo”, explicou.
O vice-governador Lucas Ribeiro; o deputado estadual João Gonçalves; além de auxiliares da gestão estadual, dentre eles Deusdete Queiroga (secretário da Infraestrutura e dos Recursos Hídricos), Nonato Bandeira (secretário da Comunicação Institucional), Rafaela Camaraense (secretária do Meio Ambiente e Sustentabilidade), Omar Gama (coordenador geral do Cooperar) e Ronaldo Guerra (chefe de Gabinete do Governador) estiveram presentes.