João Azevêdo discute projetos de ressocialização com representantes do Conselho da Comunidade de João Pessoa

publicado: 04/09/2019 18h41, última modificação: 04/09/2019 18h46
Fotos: Francisco França
joao audiencia com juiz de execucoes penais foto francisco franca (9).jpg
joao audiencia com juiz de execucoes penais foto francisco franca (2).jpg
joao audiencia com juiz de execucoes penais foto francisco franca (4).jpg
joao audiencia com juiz de execucoes penais foto francisco franca (6).jpg
joao audiencia com juiz de execucoes penais foto francisco franca (7).jpg

O governador João Azevêdo recebeu, nesta quarta-feira (4), na Granja Santana, em João Pessoa, representantes do Conselho da Comunidade de João Pessoa, órgão vinculado ao juízo da Vara da Execução Penal da Capital. O encontro teve o objetivo de discutir ações integradas entre a gestão estadual e a entidade para contribuir com políticas eficientes de ressocialização no sistema penitenciário.

Na oportunidade, foi detalhado ao gestor o andamento dos projetos de produção de materiais de limpeza e de fraldas, em execução na Penitenciária de Segurança Máxima Romeu Gonçalves Abrantes (PB1) e no Centro de Reeducação Feminina Maria Júlia Maranhão, e apresentadas as ações que visam a fabricação de vassouras e sandálias em unidades prisionais de João Pessoa.

Na ocasião, o chefe do Executivo estadual destacou a importância do desenvolvimento de políticas públicas que visam à inclusão social. “Os projetos de ressocialização realizados em parceria com o Conselho da Comunidade precisam se estruturar de uma melhor maneira para que os resultados sejam obtidos de forma mais sustentável. Nós tivemos a oportunidade de estabelecer uma metodologia para que o Estado possa adquirir esses produtos, o que é absolutamente possível”, pontuou.

Ele também afirmou que irá discutir com a Secretaria da Fazenda a possibilidade de isenção de impostos dos produtos fabricados nas unidades prisionais. “Isso permite uma competitividade maior para a produção. Essa foi uma reunião produtiva e encontramos caminhos para tornar mais eficientes os programas que já existem”, avaliou.

O juiz da Vara das Execuções Penais, Carlos Neves, agradeceu o apoio do Governo do Estado aos projetos desenvolvidos pelo Conselho da Comunidade. “Essas ações alimentam o que há de positivo dentro da unidade prisional e em favor do próprio reeducando e de sua família, pois já temos resultados positivos nessa área. O governador acolheu a ideia para que possamos dar continuidade a esses projetos e, além disso, o Estado vai tentar contribuir para garantir a autossustentabilidade desses programas, comprando a produção e, em um primeiro momento, vamos estabelecer algumas diretrizes para levantar a quantidade do que pode ser produzido”, explicou.

Participaram da reunião, o secretário da Administração Penitenciária, Sérgio Fonseca; o secretário executivo da Administração Penitenciária, João Paulo Barros; o secretário executivo da Segurança e Defesa Social, Lamark Donato; e o procurador-geral do Estado, Fábio Andrade. Também estiveram presentes, Aluísio Júnior e Tiago Robson dos Santos, membros do Conselho da Comunidade.