Notícias

João Azevêdo discute parcerias com coordenadores do projeto de construção de radiotelescópio no Sertão

publicado: 16/08/2021 18h41, última modificação: 16/08/2021 18h41
1 | 3
Fotos: Francisco França
2 | 3
3 | 3
PSX_20210816_173059.jpg
PSX_20210816_173121.jpg
PSX_20210816_173347.jpg

O governador João Azevêdo se reuniu, nesta segunda-feira (16), por meio de videoconferência, com os coordenadores do projeto de construção do radiotelescópio Baryon Acoustic Oscillations from Integrated Neutral Gas Observations (Bingo), no município de Aguiar, no Sertão da Paraíba. Na ocasião, foi discutido o apoio do Governo do Estado para melhorar o acesso ao local, estimulando as atividades na área da educação, ciência e tecnologia, bem como do turismo. 

Na oportunidade, o gestor destacou a importância do projeto e a sua representatividade para a ciência internacional. “Nós queremos contribuir com essa iniciativa. Temos investido para fortalecer a ciência e tecnologia no nosso estado e o projeto Bingo é um marco para a ciência e ficamos muito felizes de abrigá-lo no Sertão do nosso estado”, frisou. 

Ele ainda ressaltou que o projeto do radiotelescópio também será importante para o turismo na região. “Esse será um equipamento que irá gerar um ambiente favorável à interiorização do turismo, contemplando áreas próximas também, como o Vale dos Dinossauros”, acrescentou. 

O reitor da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Antônio Fernandes Filho, evidenciou a projeção que o Bingo proporcionará ao estado. “Esse é um projeto de uma importância gigantesca para a Paraíba e para o nosso Sertão, uma região que será contemplada com recursos científicos e que já causa uma expectativa positiva na população local, sendo um orgulho para os sertanejos tê-lo instalado na localidade”, comentou. 

Também participaram da reunião virtual, o secretário de Estado da Educação, Ciência e Tecnologia, Cláudio Furtado; o secretário executivo da Ciência e Tecnologia, Rubens Freire; o secretário da Infraestrutura, dos Recursos Hídricos e do  Meio Ambiente, Deusdete Queiroga; o presidente da Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba (Fapesq), Roberto Germano; e Ronaldo Guerra (chefe de Gabinete). 

Ainda acompanharam os professores Élcio Abdalla (Universidade de São Paulo - USP), Carlos Wuensche (Instituto Espacial de Pesquisas Espaciais - Inpe), Almicar Queiroz (UFCG); Sylvio Canuto (USP); e Clezio Nardin (Inpe). 

 

O Bingo é um projeto internacional, liderado pelo Brasil, e tem o objetivo de estudar cosmologia e astrofísica usando a faixa de rádio, inaugurando uma nova janela de observações do universo. 

 

Com tecnologia predominantemente nacional (USP, INPE e UFCG), o telescópio representa um importante projeto para a ciência brasileira e conta com a colaboração internacional com presença da China, pela Universidade de Yangzhou, Reino Unido, Coréia do Sul, França, Itália, Espanha, Alemanha, África do Sul e Suíça.