João Azevêdo apresenta avanços da Segurança Pública da Paraíba à Corregedoria Nacional do Ministério Público

publicado: 30/11/2021 21h22, última modificação: 30/11/2021 21h24
Reuniao co MPPB Foto Francico França Secom PB (7).JPG
Reuniao co MPPB Foto Francico França Secom PB (8).JPG
Reuniao co MPPB Foto Francico França Secom PB (9).JPG
Reuniao co MPPB Foto Francico França Secom PB (10).JPG
Reuniao co MPPB Foto Francico França Secom PB (11).JPG
Reuniao co MPPB Foto Francico França Secom PB (1).JPG
Reuniao co MPPB Foto Francico França Secom PB (2).JPG
Reuniao co MPPB Foto Francico França Secom PB (3).JPG
Reuniao co MPPB Foto Francico França Secom PB (4).JPG
Reuniao co MPPB Foto Francico França Secom PB (5).JPG
Reuniao co MPPB Foto Francico França Secom PB (6).JPG

O governador João Azevêdo recebeu, nesta terça-feira (30), no Palácio da Redenção, em João Pessoa, o corregedor nacional do Ministério Público, Marcelo Weitzel, e o procurador-geral de Justiça, Antônio Hortêncio Rocha, ocasião em que destacou os avanços e investimentos do estado no fortalecimento da política de segurança pública.

Na oportunidade, o governador ressaltou o trabalho integrado das forças de Segurança que tem resultado no reforço e reestruturação do segmento e a injeção de recursos na tecnologia e na valorização de pessoal. “Temos aprimorado, cada vez mais, a nossa atuação, com investimentos de R$ 100 milhões nos Centros Integrados de Comando e Controle em João Pessoa, Patos e Campina Grande, nas 1.600 câmeras com reconhecimento facial e identificação de placas de veículos, promovemos mais de cinco mil policiais e estamos fazendo o concurso da Polícia Civil, com 1.400 vagas”, frisou.

O secretário de Estado da Segurança e da Defesa Social, Jean Nunes, detalhou os números positivos do setor. “A Paraíba é o estado do Norte/Nordeste com o menor índice de letalidade policial, também somos a melhor Segurança do Norte/Nordeste de acordo com o Centro de Liderança Pública, estamos interligando e interconectando os serviços da Polícia Civil, apreendemos mais de quatro toneladas de drogas e mais de três mil armas, reduzimos em 15% o índice de furto de veículos e está em andamento o maior concurso público da história da Polícia Civil após 13 anos com mais de 95 mil inscritos, garantindo uma melhor prestação de serviços à população”, pontuou.

O corregedor nacional do Ministério Público, Marcelo Weitzel, fez uma avaliação positiva do encontro com o governador João Azevêdo. “Nós tivemos uma conversa franca e objetiva e trocamos experiências acerca de todo o esforço que o estado vem fazendo nessa área tão sensível à sociedade e à economia. É de se louvar o trabalho que está sendo feito, há um avanço notório na minimização dos problemas da segurança, com a Paraíba sendo destaque na região Nordeste. Essa é uma política de estado, um caminho longo, mas que beneficia às pessoas porque investir em segurança garante um ambiente favorável ao cidadão”, declarou.

O procurador-geral de Justiça, Antônio Hortêncio Rocha, destacou a importância da integração de esforços para melhorar a segurança pública. “O diálogo inicial com o governador é de suma importância para abertura de portas, deixando clara a intenção do Ministério Público de construir com o Governo e seus órgãos de Segurança as melhores soluções sobre o tema no nosso estado”, falou.

Participaram também da reunião, os secretários de Estado Sérgio Fonseca (Administração Penitenciária); delegado-geral da Polícia Civil, André Rabelo; comandante-geral da Polícia Militar, Euller Chaves; comandante do Corpo de Bombeiros, Marcelo Araújo; e o procurador-geral do Estado, Fábio Andrade.

Ainda estiveram presentes o coordenador-geral Benedito Torres Neto; o coordenador de Correições e Inspeções, Marco Antonio Santos Amorim; o coordenador substituto da Coordenação Disciplinar, Marcelo José de Guimarães Moraes; a coordenadora substituta de Correições e Inspeções, Vera Leilane Mota Alves de Souza, e e o membro da Comissão do CNMP do Sistema Prisional, Controle Externo da Atividade Policial e Segurança Pública, Douglas Oldegardo Cavalheiro dos Santos. Eles foram acompanhados pelo procurador-geral de Justiça, Antônio Hortêncio Rocha Neto; pelo corregedor-geral do MPPB, Álvaro Gadelha, e pelos promotores de Justiça, Ricardo Alex Almeida, Guilherme Lemos e Túlio César Neves.